Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rússia reconhece independência da Ossétia e Abecásia

    há 16 anos

    O reconhecimento pelo Kremlin valida a aprovação de medida semelhante no Parlamento russo, por unanimidade e em sessão extraordinária, na segunda-feira.

    "Assinei decretos em reconhecimento, pela Federação Russa, da independência da Ossétia do Sul e da independência da Abecásia", declarou Medvedev.

    Analistas dizem que a resolução deve acentuar ainda mais as tensões entre a Rússia e o Ocidente. O presidente americano, George W. Bush, pediu expressamente ao colega russo que não reconhecesse as duas províncias autônomas georgianas.

    O Departamento de Estado americano disse que isto configuraria "violação da integridade territorial georgiana" e seria "inconsistente com a lei internacional".

    Ainda nesta terça-feira, a Rússia cancelou uma visita do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um primeiro passo para suspender a cooperação com a aliança militar.

    O embaixador russo para a organização, Dmitry Rogozin, afirmou que as relações só poderão ser retomadas diante de um "novo entendimento" no futuro.

    A Rússia entrou em confronto com a Geórgia neste mês, depois que as tropas georgianas invadiram a província da Ossétia do Sul para recuperar o controle da região.

    Moscou acusa as autoridades georgianas de violência contra as populações da Ossétia do Sul e da Abecásia, e apoia os rebeldes mencionando a ex-província de Kosovo, que se separou da Sérvia com o apoio dos Estados Unidos e de grande parte da União Européia.

    A Ossétia do Sul proclamou sua independência no início da década de 90, mas não foi reconhecida pela comunidade internacional.

    A Abecásia declarou sua indendência em 1992, mas também não obteve reconhecimento da comunidade internacional.

    Ambas as regiões querem ser agregadas à Federação Russa, com quem dizem ter laços étnicos.

    Fonte: www.bbcbrasil.com.br

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações471
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/russia-reconhece-independencia-da-ossetia-e-abecasia/100079

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)