Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O que se entende por legitimidade ad causam?

há 15 anos

Legitimidade ad causam consiste no atributo jurídico conferido à alguém para atuar no contraditório e discutir determinada situação jurídica litigiosa. Note-se que não é alguém ser parte, mas ser aquele que vai discutir, portanto, para verificar se há legitimidade é preciso antes ver o que será discutido em juízo. Dessa forma, se não for estabelecida uma relação entre o legitimado e o que será discutido, não haverá legitimidade para a discussão na causa.

Segundo brilhante ensinamento do Prof. Fredie Didier "a legitimidade é verificada a partir daquilo que é concretamente discutido".

A doutrina faz a seguinte classificação da legitimidade:

1. Legitimidade exclusiva - quando a lei atribui legitimidade um único sujeito, que em regra é ao próprio titular do direito.

2. Legitimidade concorrente - quando a lei atribui legitimidade a mais de um sujeito, também chamada de co-legitimação ou legitimação disjuntiva.

3. Legitimidade ordinária - quando a lei atribui legitimidade ao titular da relação jurídica discutida, ou seja, a parte corresponde com o legitimado, que defenderá em nome próprio direito próprio.

4. Legitimidade extraordinária - quando o legitimado não coincide com o titular do direito, portanto, será legitimado para agir em nome próprio defendendo interesse alheio. O Código de Processo Civil consagra a legitimação extraordinária nos termos do artigo : "Ninguém poderá pleitear, em nome próprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei".

Por fim, a legitimidade ad causam é umas das três condições da ação (possibilidade jurídica do pedido e interesse de agir), por isso sua ausência ensejará a extinção do processo sem julgamento do mérito, de acordo com a redação do inciso VI do art. 267 do Código de Processo Civil , a seguir:

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: (Redação dada pela Lei nº 11.232 , de 2005)

(...) Vl - quando não concorrer qualquer das condições da ação, como a possibilidade jurídica, a legitimidade das partes e o interesse processual

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876187
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações167213
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-legitimidade-ad-causam/1041638

Informações relacionadas

Adelmo Dias Ribeiro, Advogado
Artigoshá 6 anos

Legitimidade ad causam - NCPC

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Qual a diferença entre legitimidade para a causa e legitimidade para o processo? - Marcelo Alonso

Artigoshá 5 anos

Exceção de Ilegitimidade "Ad causam" e "Ad processum".

Daiane Freitas, Estudante de Direito
Artigosano passado

Condições da Ação do Novo Código de Processo Civil

Jose Claudio Decico Junior, Engenheiro Civil
Artigoshá 4 anos

Condições da Ação e Pressupostos Processuais.

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O novo Código de Processo Civil, Lei nº 13105 de 16 de março de 2015, extinguiu a "possibilidade jurídica do pedido" das condições da ação, subsistindo apenas a Legitimidade e o Interesse de agir, conforme aduz o artigo 17 do referido dispositivo. continuar lendo

Explanação clara acerca do tema. continuar lendo

Excelente explanação! continuar lendo

ótimo!!! continuar lendo