Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Qual a diferença entre polícia administrativa e polícia judiciária?

    há 15 anos

    A polícia administrativa incide sobre bens, direitos e atividades, ao passo que, a polícia judiciária atua sobre as pessoas, individualmente ou indiscriminadamente. Porém, ambas exercem função administrativa, ou seja, atividade que buscam o interesse público.

    A polícia administrativa é exercida por órgãos administrativos de caráter fiscalizador, já a polícia judiciária, em razão de preparar a atuação da função jurisdicional penal, é exercida pela polícia civil ou militar.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78557
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-diferenca-entre-policia-administrativa-e-policia-judiciaria/1067421

    Informações relacionadas

    Elisson Costa, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Polícia administrativa X Polícia judiciária

    Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 11 anos

    Poder de polícia no Direito Administrativo brasileiro: breve noções

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Entenda a diferença entre polícia investigativa e polícia judiciária

    Luan de Oliveira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Quais as diferenças das polícias?

    Rosane Monjardim, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Da Administração Pública e do Poder de Polícia

    13 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A Polícia Militar também atua na função judiciária sempre que agir em auxílio à justiça militar, momento em que procederá em acordo com o CPP naquilo que se refere às formalidades do inquérito policial, tendo por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria, nos limites de suas circunscrições.
    Importante lembrar que não se deve confundir autoridade policial com delegado de polícia, pois são termos semânticos completamente distintos e não se confundem.
    Sendo assim, autoridade policial é todo aquele indivíduo a quem o Estado delega o poder de polícia e delegado de polícia se refere ao cargo ocupado pelo servidor público. continuar lendo

    Vendo que não abordaram compartilho, estudei que o poder de polícia Administrativo age de forma preventiva ou repressiva.
    Exemplo de preventiva, criando normas que obriga o particular, estar de acordo com requisitos para construção de um prédio, garantindo a segurança de outros.
    Exemplo de repressiva, é aplicando multa, caso o particular não as cumpra, e se for o caso parar a obra ou até demolir. continuar lendo

    A polícia federal também exerce, exclusivamente, a função de polícia judiciária da União, conforme art. 144, § 1º, inciso IV da Constituição. continuar lendo

    Eu vejo como mais correto classificar em Policia Administrativa, Polícia Judiciária e Polícia de Segurança Pública. Embora as vezes exerça os dois primeiros as PM's não são predominantemente nem polícia administrativa e nem judiciária. A principal função da PM é o Policiamento Ostensivo e isso não é nem atividade de investigação nem de fiscalização propriamente ditas.

    O sistema brasileiro de divisão de policias é praticamente sui generis, as classificações mais tradicionais não são eficientes em descreve-lo. continuar lendo