Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Em que consiste a Teoria Dinâmica de Distribuição do Ônus da Prova? - Fernanda Braga

há 16 anos

Teoria Dinâmica de Distribuição do Ônus da Prova consiste em retirar o peso da carga da prova de quem se encontra em evidente debilidade de suportá-lo, impondo-o sobre quem se encontra em melhores condições de produzir a prova essencial ao deslinde do litígio. Ex: art. , VIII , do Código de Defesa do Consumidor .

O cerne da Teoria Dinâmica da Distribuição do Ônus da Prova está justamente em permitir ao juiz uma maior flexibilização da regras dos ônus probatório de acordo com seu próprio convencimento e conforme seja a situação particular das partes em relação à determinada prova verificada por ele mesmo no processo submetido ao seu crivo, e não só aplicar os critérios anteriormente definidos na lei.

Contudo, aquela visão estática que, aprioristicamente, obriga ao autor provar os fatos constitutivos de seu direito invocado, e, ao réu, os fatos obstativos da pretensão contra ele articulada, sem levar em consideração as condições probatórias de cada parte, não condiz com os preceitos da atual sistemática do Processo Civil Brasileiro. Em nome da submissão inconteste à regra advinda do art. 333 , do Código de Processo Civil , a prestação jurisdicional, muitas vezes, não produz lídima justiça à causa submetida à apreciação pelo Poder Judiciário - pois, pela regra geral tradicional, o ônus da prova poderia recair sobre a parte mais fraca do processo, isto é, sobre quem não tem condições de fazer a melhor prova capaz de lhe assegurar o direito por ela invocado, enquanto o juiz não faria nada para amenizar essa suposta injustiça, apenas aplicando a regra do ônus da prova se, ao final, do processo as partes não apresentarem suas alegações devidamente provadas. Daí a importância da teoria no atual processo civil.

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876193
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações59514
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-que-consiste-a-teoria-dinamica-de-distribuicao-do-onus-da-prova-fernanda-braga/109877

Informações relacionadas

Leandro Weder da Silva Marra, Advogado
Artigoshá 8 anos

A Distribuição Dinâmica do Ônus da Prova no Novo CPC e os Princípios da Cooperação e da Imparcialidade Juízo

O que é ônus da prova?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

O que é a prova diabólica?

Artigoshá 8 anos

A Teoria da Carga Dinâmica da Prova

Anderson Cairiac, Professor
Artigoshá 4 anos

Considerações sobre a distribuição dinâmica do ônus da prova no processo civil

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Esta teoria se confunde com a inversão do ônus da prova? continuar lendo

acredito que o efeito dela é a inversão do ônus da prova! continuar lendo

Na verdade, pelo que pude ler sobre essa teoria em outro artigo, ela não se confunde com a inversão do ônus da prova. Isso porque, sendo aplicada, ela determinará que o réu produza apenas as provas que tiver mais facilidade para produzir. Não se inverte, pois, o ônus de provar todo o alegado, mas é uma espécie de "divisão do ônus", sendo que cada parte deve produzir a prova na medida que lhe seja mais fácil de fazê-lo. continuar lendo

Tem outro texto melhor para ser explanado? continuar lendo

Questão discursiva para concurso da magistratura do TJRJ:
Em que consiste a teoria da carga dinâmica da prova? A teoria referida tem previsão no sistema legal vigente?

A única base legal que eu encontrei foi o art. , VIII do CDC. continuar lendo