Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    nº. 136/1ª fase - Regramento jurídico da súmula vinculante

    há 16 anos

    Caderno 1: Direito Constitucional: Questão 10

    De acordo com dispositivo constitucional, a súmula do STF com efeito vinculante

    a) será aprovada após reiteradas discussões sobre a meteria constitucional;

    b) somente poderá ser revista ou cancelada mediante provocação devidamente motivada;

    c) é de observância obrigatória pelos demais órgãos do Poder Judiciário caso seja aprovada pela maioria dos membros do tribunal;

    d) não poderá ser cancelada ou revista

    Um tema bastante corriqueiro nas provas realizadas ultimamente.

    Vejamos o que a CF dispõe sobre o tema súmula vinculante.

    Art. 103 - A: "o Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei ".

    O regramento do instituto na esfera infraconstitucional se deu pela Lei 11.417 /06. Da leitura da norma constitucional, em conjunto com os dispositivos da legislação citada, é possível extrair os requisitos e as características da súmula vinculante.

    Da leitura da norma constitucional supra, o candidato poderia extrair indícios da assertiva correta. Talvez, a a.

    Para confirmar uma suspeita como essa,o candidato deve, sempre,analisar as demais alternativas.

    b) somente poderá ser revista ou cancelada mediante provocação devidamente motivada.

    A própria Constituição Federal prevê a possibilidade de o STF, de ofício , editar, revisar ou cancelar a tal súmula. A doutrina firmou-se no sentido de que, tanto a edição, como a revisão ou o cancelamento de súmula vinculante pode ser fruto de atividade espontânea do próprio STF, não exigindo a provocação de um dos legitimados (art. da Lei 11.417 /2006).

    c) de observância obrigatória pelos demais órgãos do Poder Judiciário caso seja aprovada pela maioria dos membros do tribunal.

    Essa alternativa tem como objeto o alcance do efeito vinculante. Tanto a Constituição como a Lei 11.417 /06 são expressas em determinar que ficam subordinados à eficácia vinculante, os demais órgãos do Poder Judiciário, a Administração Pública, seja direta ou indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.

    Assim, não ficam sujeitos à essa obrigatoriedade, o próprio STF (demais órgãos do Poder Judiciário) e o Poder Legislativo, a quem é permitido a edição de normas com teor distinto daquele consagrado na súmula de efeito vinculante, sem que isso importe na ofensa à decisão da Corte.

    Note-se que, para que a súmula receba eficácia vinculante, deve ser aprovada em consonância com o artigo 103 - A da CF , e, o procedimento da Lei 11.417 /06, que exigem que a decisão se dê pelo voto de dois terços dos Ministros do STF, não se contentando com a maioria simples, como explanado na assertiva.

    d) não poderá ser cancelada ou revista

    De todo o exposto até o momento, não há como afastar a incorreção dessa alternativa. A Constituição Federal prevê expressamente a possibilidade de revisão e cancelamento da súmula pelo STF.

    De tal modo, a suspeita do início se concretizou: realmente, a assertiva correta é a a, segundo a qual a súmula do STF com efeito vinculante será aprovada após reiteradas decisões sobre matéria constitucional.

    Atenção! Após a divulgação do gabarito oficial pela CESPE, nossos professores realizarão a correção da prova. Mais detalhes: clique aqui .

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações476
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/n-136-1-fase-regramento-juridico-da-sumula-vinculante/110460

    Informações relacionadas

    Francieli Ataíde, Bacharel em Direito
    Artigoshá 6 anos

    Entenda a diferença entre maioria absoluta, maioria simples e maioria qualificada

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Como funciona a edição e o cancelamento de súmula vinculante pelo STF?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)