Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quais os requisitos da lesão de acordo com o Código Civil de 2002? - Kelli Aquotti Ruy

    há 16 anos

    A lesão (artigo 157 do CC/02), vício do negócio jurídico que não tinha previsão no Código Civil de 1916 , consiste na desproporção existente entre as prestações do negócio jurídico em face do abuso de uma necessidade ou da inexperiência de uma das partes e causa sua invalidade.

    Para a caracterização da lesão são necessários dois requisitos técnicos: o primeiro requisito é OBJETIVO - trata da desproporção entre as prestações pactuadas, estabelecidas no contrato, ou seja, se refere à equivalência prestacional; o segundo requisito é SUBJETIVO que está relacionado com o estado psicológico das partes - trata do abuso da necessidade ou da inexperiência de uma das partes.

    Para Caio Mário a caracterização da lesão não se dá apenas com a existência do dano, mas também se exige que o contratante tenha a intenção de abusar do estado de necessidade ou inexperiência da outra parte, isto é, há a necessidade do dolo de aproveitamento.

    No entanto, ensina-nos o professor Pablo Stolze, e o STJ tem decidido neste sentido (Resp 434687/RJ) , que o codificador não exigiu o dolo de aproveitamento.

    Fonte: SAVI

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876187
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2913
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-os-requisitos-da-lesao-de-acordo-com-o-codigo-civil-de-2002-kelli-aquotti-ruy/111824

    Informações relacionadas

    Jackson Borges, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Defeitos dos Negócios Jurídicos: Estado de Perigo e Lesão

    Artigoshá 7 anos

    A Coação como espécie de vício do negócio jurídico

    Artigoshá 7 anos

    Nulidade e anulabilidade do Negócio Jurídico

    Ádila Ribeiro, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    A boa-fé processual

    Juris Aprendiz, Estudante
    Artigoshá 7 anos

    Nulidade do Negócio Jurídico

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)