Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

MTE: Pedido de concurso público ainda em análise

há 10 anos

Prossegue em análise no Departamento de Força de Trabalho do Ministério do Planejamento o pedido de autorização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) visando a realização de concurso para até 800 vagas de auditor-fiscal do trabalho (nível médio). O cargo tem como requisito a formação superior em qualquer área e proporciona estabilidade e remuneração inicial de R$15.338,44, incluindo o auxílio-alimentação de R$ 373.

Há expectativas de que a permissão do Planejamento seja concedida neste semestre, uma vez que a intenção do ministro do Trabalho, Manoel Dias é realizar a seleção do início de 2015. o déficit de auditores-fiscais do trabalho é da ordem de mais de 5 mil servidores, segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) e também a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O MTE realizou concurso para auditor-fiscal do trabalho pela última vez no ano passado. A seleção foi organizada pelo Cespe/UnB e teve oferta de 100 vagas, atraindo 48 mil candidatos em todo o país (medida de 400 candidatos por vaga). Os candidatos tiveram que passar por duas provas objetivas (220 questões) e discursivas (seis questões dissertativas, uma redação e elaboração de parecer técnico), além de sindicância da vida pregressa.

Para o concurso público do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o candidato necessita ter uma rotina severa e um cronograma bem disciplinado de estudos. "O candidato deve encarar os estudos com absoluta seriedade, determinado a alcançar o seu objetivo final, que é a aprovação", orienta a professora da Rede LFG Nathalia Masson.

Em Direito Constitucional, as temáticas mais comuns são os direitos e garantias fundamentais (arts. a 17, CF/88); organização do Estado (art. 18 a 25, 30 e 32, todos da CF/88); organização dos poderes. O candidato deve estudar referidos tópicos com a atenção redobrada e também dedicando tempo para estudar pelas provas de concursos anteriores. É necessário, antes de tudo, se familiarizar com o estilo da banca, assim estará mais confortável para resolver os questionamentos do exame.

De acordo com Nathalia, "O Cespe organiza uma prova sofisticada, repleta de assertivas construídas para confundir os desatentos e os que não dominam os pormenores da matéria". Portanto, termos como "apenas", "não", "somente", "sempre" ou "exclusivamente", assim como prazos, precisam de toda atenção.

Fonte: Jornal Folha Dirigida

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876171
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações98
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mte-pedido-de-concurso-publico-ainda-em-analise/139879308

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)