jusbrasil.com.br
6 de Dezembro de 2016
    Adicione tópicos

    Qual a diferença entre direitos humanos e direitos fundamentais?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    há 7 anos

    Direitos humanos são aqueles ligados a liberdade e a igualdade que estão positivados no plano internacional. Já os direitos fundamentais são os direitos humanos positivados na Constituição Federal . Assim, o conteúdo dos dois é essencialmente o mesmo, o que difere é o plano em que estão consagrados.

    Disponível em: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1477308/qual-a-diferenca-entre-direitos-humanos-e-direitos-fundamentais

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Os direitos fundamentais se originam da dignidade da pessoa humana. Se observarmos o preambulo da CF, vamos identificar que dentre os principais valores supremos estão a sociedade fraternal e pluratista, bem como uma sociedade sem preconceitos.
    O pluralismo tem por base a garantia da diversidade. Assim, surge a pergunta: será que somos de fato um país pluralista? Mesmo com a intenção do Constituinte Originário em querer nos distanciar dos preconceitos histórios ainda somos uma sociedade preconceituosa.
    Nesse contexto, as políticas públicas vislumbram a implementação dos princípios fundamentais da dignidade da pessoa humana, o que de alguma forma, vai esvaziar a vontade individualizada do agente público.
    Substancialmente, os Direitos Fundamentais ultrapassam o próprio sistema nacional vigente e, se aplicados conscientemente e de acordo com a realidade social, ponderando-os e aplicando-os, sem dúvida irão alcançar status Universal (Direitos Humanos).

    Bons estudos! continuar lendo

    Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio ou pensamento, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém e ninguém determinar o quando e como fazer.
    A igualdade é a correspondência e a proporção resultante de muitas partes que compõem um todo uniforme.

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    significa dizer que o humano ou homem é muito maior e mais importante de que qualquer governo, caso não observem esses direitos serão cobrados e sentiram a força da nação sobre eles nenhum cidadão deste pais deve permitir qualquer abuso contra o ser humano ou contra o homem.

    ola a todos essa foi a resposta que elaborei para minha prova obrigado pela força continuar lendo

    Apenas uma observação (sem qualquer julgamento): atualmente não se utiliza "homem" como sinônimo de "ser humano" ou "pessoa humana", por entender que esse costume reflete e perpetua valores sexistas. continuar lendo