Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Qual a diferença entre direitos humanos e direitos fundamentais?

    há 15 anos

    Direitos humanos são aqueles ligados a liberdade e a igualdade que estão positivados no plano internacional. Já os direitos fundamentais são os direitos humanos positivados na Constituição Federal . Assim, o conteúdo dos dois é essencialmente o mesmo, o que difere é o plano em que estão consagrados.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876203
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117420
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-diferenca-entre-direitos-humanos-e-direitos-fundamentais/1477308

    Informações relacionadas

    Neudimair Vilela Miranda Carvalho, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Diferença entre Direitos Humanos e Direitos Fundamentais

    Graciúza Fracásio, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Os Direitos Fundamentais do Preso

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Qual a diferença entre direitos do homem, direitos fundamentais e direitos humanos? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

    Gabriel Souza, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Característica dos Direitos Humanos

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Quais são os direitos de primeira, segunda, terceira e quarta geração? - Denise Cristina Mantovani Cera

    5 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Os direitos fundamentais se originam da dignidade da pessoa humana. Se observarmos o preambulo da CF, vamos identificar que dentre os principais valores supremos estão a sociedade fraternal e pluratista, bem como uma sociedade sem preconceitos.
    O pluralismo tem por base a garantia da diversidade. Assim, surge a pergunta: será que somos de fato um país pluralista? Mesmo com a intenção do Constituinte Originário em querer nos distanciar dos preconceitos histórios ainda somos uma sociedade preconceituosa.
    Nesse contexto, as políticas públicas vislumbram a implementação dos princípios fundamentais da dignidade da pessoa humana, o que de alguma forma, vai esvaziar a vontade individualizada do agente público.
    Substancialmente, os Direitos Fundamentais ultrapassam o próprio sistema nacional vigente e, se aplicados conscientemente e de acordo com a realidade social, ponderando-os e aplicando-os, sem dúvida irão alcançar status Universal (Direitos Humanos).

    Bons estudos! continuar lendo

    Vendo esse texto com mel e açúcar eu entendo por que o Brasil está nessa situação trágica. continuar lendo

    Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio ou pensamento, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém e ninguém determinar o quando e como fazer.
    A igualdade é a correspondência e a proporção resultante de muitas partes que compõem um todo uniforme.

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    significa dizer que o humano ou homem é muito maior e mais importante de que qualquer governo, caso não observem esses direitos serão cobrados e sentiram a força da nação sobre eles nenhum cidadão deste pais deve permitir qualquer abuso contra o ser humano ou contra o homem.

    ola a todos essa foi a resposta que elaborei para minha prova obrigado pela força continuar lendo

    Apenas uma observação (sem qualquer julgamento): atualmente não se utiliza "homem" como sinônimo de "ser humano" ou "pessoa humana", por entender que esse costume reflete e perpetua valores sexistas. continuar lendo

    Diferente do que muita gente com mente infectada de ideologia socialista e progressista, quando se fala "homem" significa o ser humano e somente um analfabeto ou um mau caráter afirmar que o termo em questão diz unicamente tratar-se de questões sexistas.

    O indivíduo dominado pela ideologia socialista cumulada com método Paulo Freire (método que só tentou funcionar no Brasil) é que afirmar ser o termo "homem" ligado ao sexo e não ao gênero humano. continuar lendo