Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O que se entende por cessão de posição contratual? E cessão de contrato imprópria?

há 15 anos

A cessão de posição contratual ou cessão de contrato, segundo Emilio Betti, em sua obra Teoria Geral das Obrigações, significa a forma mais completa de substituição da relação obrigacional.

Noutro falar, na cessão de contrato, o cedente transfere a sua própria posição contratual a um terceiro, de maneira ampla, desde que haja consentimento da outra parte. Exemplificando, A deve para B e B para C. Na cessão de contrato, B pede autorização para C tomar a posição dele na relação com A.

De acordo com o professor Luis Borrelli, a cessão de contrato imprópria é a cessão de posição contratual imposta por lei, a exemplo do artigo da Lei nº. 8.245 /91 (Lei do Inquilinato), litteris :

Art. 8º Se o imóvel for alienado durante a locação, o adquirente poderá denunciar o contrato, com o prazo de noventa dias para a desocupação, salvo se a locação for por tempo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel.

§ 1º Idêntico direito terá o promissário comprador e o promissário cessionário, em caráter irrevogável, com imissão na posse do imóvel e título registrado junto à matrícula do mesmo.

§ 2º A denúncia deverá ser exercitada no prazo de noventa dias contados do registro da venda ou do compromisso, presumindo - se, após esse prazo, a concordância na manutenção da locação.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16476
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-cessao-de-posicao-contratual-e-cessao-de-contrato-impropria/152364

Informações relacionadas

Luiz Guilherme Passos Marinho, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Contrato de Cessão de Posse

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Direito Civil: O que se entende por cessão de crédito pro soluto e cessão de crédito pro solvendo? Denise Cristina Mantovani Cera

Jus Petições, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Contrato de Mútuo

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Quais as principais diferenças entre o "leasing" e alienação fiduciária? - Ciara Bertocco Zaqueo

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

4.2 Cessão da posição contratual

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Para consolidar a cessão o terceiro seria necessário outro instrumento ou somente sua anuência? Entendo que além da anuência se faz necessário um outro instrumento, que seria denominado de Instrumento Particular de Substituição de Relação Contratual. continuar lendo