Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    O QUE ESTOU LENDO? Sócrates: a Filosofia e a arte de pensar, de duvidar, de aprender e de ensinar (Parte II)

    há 15 anos

    LUIZ FLÁVIO GOMES (www.blogdolfg.com.br)

    Doutor em Direito penal pela Universidade Complutense de Madri, Mestre em Direito Penal pela USP e Diretor-Presidente da Rede de Ensino LFG. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001).

    Sócrates foi acusado de corromper a juventude? Sim. Foi acusado de impiedade (falta de religiosidade), de ateísmo e de corrupção da juventude de Atenas. Muitos dos jovens daquela época eram antidemocráticos. Depois da interlocução com Sócrates (muitos) passavam a pensar o contrário. Sócrates foi, com isso, ficando extremamente impopular (perante o poder constituído). Também angariava inimizades em relação aos políticos com quem conversava. Seus julgadores chegaram ao extremo da pena de morte. É bem provável que os acusadores queriam apenas que ele calasse. Mas ele recusou parar de filosofar. Um dia foi incumbido pelos Trinta Tiranos de cometer uma injustiça contra um inocente. Foi embora para sua casa sem tomar nenhuma providência. Julgava-se incapaz de cometer tamanha injustiça.

    Podia ter evitado sua própria morte? Sim, aceitando o exílio. A lei ateniense da época permitia isso. As acusações eram absurdas, tendenciosas, mas ele preferiu não abrir mão dos seus princípios e ainda deu uma lição de moral e de ética nos juízes (colocando em xeque a idoneidade deles para participarem do seu julgamento). Sócrates em sua defesa disse: "ou bem sou culpado e mereço a morte, ou bem não sou culpado e então devo ser reconhecido pelos bons serviços prestados para a sociedade ateniense". Bebeu o veneno (uma taça de cicuta) e morreu (no ano de 399 a.C.), sem abrir mão dos seus princípios, da sua ética, da sua dignidade.

    Sócrates foi o primeiro filósofo a fazer a filosofia descer dos céus? Sim. Os filósofos que o antecederam, chamados de pré-socráticos (Parmênides, Heráclito, Anaximandro etc.), só especulavam sobre o cosmos (cosmologia), sobre a natureza, sobre o Universo. Sócrates fez a filosofia descer dos céus (como disse o filósofo, orador, escritor, advogado e político romano Março Túlio Cícero - 106-43 a.C) porque ele filosofava sobre a vida terrena das pessoas, sobre a forma de viver, sobre o viver bem. O homem passou a ser o centro da filosofia (nisso reside a inclinação antropológicada da filosofia), que passou a ter cunho prático. Só pode fazer justiça quem sabe o que é a justiça.

    Sócrates era um sábio? Sim. Foi tido, consoante uma lenda, como o homem mais sábio da sua época. Tentou provar o contrário (para mostrar o erro do Oráculo de Delfos), mas, no final, se convenceu de que isso era certo, porque ele dizia: "Só sei que nada sei". "Inteligente e sábio é aquele que sabe que nada sabe". Erra quem pensa que tudo sabe. E se não sabemos algo, devemos perguntar, indagar, investigar, examinar.

    "Uma vida sem exame não vale a pena ser vivida". Sócrates dizia: "Uma vida sem exame [sem questionamentos, sem a busca da verdade etc.] não vale a pena ser vivida". De qualquer maneira, é certo que não se faz filosofia para resolver dúvidas, ao contrário, ingressa-se nela para gerar (ou gerar mais) dúvidas. Não parece correto concluir que Sócrates não sabia nada, sim, o que devemos por em destaque era sua consciência de que seu saber sempre podia ser aprimorado (aprofundado, revisado). Jamais ignore a dúvida (nisso residia um dos eixos do método socrático).

    A filosofia pode nos ajudar na era da comunicação, da informação e da internet? Muito. Por quê? Porque é muito grande a quantidade de informação que trafega diariamente na internet. Nosso grande problema hoje não é a falta de informação, sim, o seu excesso. Quem tem discernimento e autoconhecimento aproveita melhor, rende mais (porque sabe selecionar o que importa e o que não importa na internet).

    A filosofia aceita os dogmas? Não, porque os dogmas são reducionistas e bloqueiam nossa liberdade de buscar a verdade, de descobrir o que existe além de uma determinada realidade. Nossa capacidade de razão não pode ficar tolhida pelos dogmas.

    A filosofia aceita as crenças religiosas? Não, desde suas origens. A filosofia busca outras explicações alternativas para a existência do Universo, para a evolução do homem etc. A justificação do poder, das leis, dos juízes etc. não reside nos deuses, sim, na racionalidade da vida humana. Foram os seres humanos que criaram os deuses, não os deuses (ou um Deus) que criaram (que criou) o ser humano.

    Que se entende por dialética socrática? Consiste no método dialético para a busca de uma teoria sólida do conhecimento.

    Que se entende por "ironia socrática"? Era a técnica empregada por Sócrates para a descoberta da verdade. Ele alegava ignorância em assuntos de que os outros se julgavam profundos conhecedores, apenas para demolir suas opiniões, levando o interlocutor à contradição e, desse modo, a purificar o espírito de ideias falsas e preconceitos. Ao se passar por ignorante, Sócrates obrigava as pessoas a usar o senso comum. Ele não hesitava em agir desse modo na praça da cidade.

    Que se entende por "maiêutica"? É arte de partejar (de gerar, de parir) os espíritos, numa alusão à condição materna, pela qual Sócrates auxiliava o interlocutor a encontrar a resposta por meio de um trabalho de reflexão; em outras palavras, Sócrates via como sua tarefa ajudar as pessoas a "dar à luz" a compreensão correta, uma vez que o verdadeiro entendimento deve vir do interior. Ele não pode ser transmitido por outra pessoa. E só o entendimento que vem de dentro pode levar ao verdadeiro conhecimento. (Continua na Parte III).

    Para acessar a Parte I, clique Aqui

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876147
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2295
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-estou-lendo-socrates-a-filosofia-e-a-arte-de-pensar-de-duvidar-de-aprender-e-de-ensinar-parte-ii/1587383

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)