Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Com a superveniência da Lei 12.015/09, qual é a nova disposição dos crimes contra a liberdade sexual?- Áurea Maria Ferraz de Sousa

    há 15 anos

    Numa primeira análise da reforma introduzida no Código Penal, pela referida lei, é possível afirmar-se que houve fusão entre os crimes de estupro e atentado violento ao pudor, com a seguinte redação atribuída ao art. 213:

    Art. 213. Constranger alguém , mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso : (grifou-se).

    Ainda, a posse sexual mediante fraude passou a ser denominada de violação sexual mediante fraude, abrangendo-se qualquer pessoa como possível sujeito passivo, ante a alteração do termo mulher para alguém.

    Violação sexual mediante fraude

    Art. 215. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém , mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima:

    Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos.

    Parágrafo único. Se o crime é cometido com o fim de obter vantagem econômica, aplica-se também multa.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações444
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/com-a-superveniencia-da-lei-12015-09-qual-e-a-nova-disposicao-dos-crimes-contra-a-liberdade-sexual-aurea-maria-ferraz-de-sousa/1690716

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)