Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Qual a diferença entre jus variandi e jus resistentiae? - Katy Brianezi

há 15 anos

Segundo ensinamentos de Eduardo Gabriel Saad, o "jus variandi" é o direito que possui o empregador de alterar unilateralmente, somente em casos excepcionais, as condições de trabalho de seus empregados. Tal variação decorre do poder de direção do empregador.

Ressalte-se por oportuno, que há limites para o exercício válido do "jus variandi". Havendo abuso no seu exercício, o empregado pode se opor, valendo-se do chamado direito de resistência ("jus resistentiae").

Assim, o "jus variandi" é a faculdade que tem o empregador de proceder unilateralmente, a mudanças não essenciais da relação de trabalho, a fim de atender exigências do desenvolvimento da empresa.

Exemplos:

- a alteração do horário noturno para o diurno, sem que haja necessidade do pagamento do adicional noturno, uma vez que se trata de hipótese de "jus variandi" extraordinário do empregador.

Veja que o empregador tem o poder de direção na prestação do seu negócio, portanto, a alteração de horário do empregado está dentro da possibilidade do poder diretivo do empregador, de forma que será plenamente possível a supressão do pagamento do adicional noturno, sem que haja ofensa ao princípio da irredutibilidade salarial.

Neste sentido, veja o teor da súmula 265, do TST, "in verbis": A transferência para o período diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno .

- a determinação do empregador de transferir um empregado de um local insalubre ou perigoso para um outro em que as condições de higiene ou de segurança sejam melhores e, por isso, tornam inexigíveis os adicionais de insalubridade ou de periculosidade.

O importante, no caso, é que o salário contratual e as condições de trabalho se mantenham inalterados. Seria uma incongruência censurar uma empresa porque procura propiciar as mais saudáveis condições de trabalho ao empregado.

Por fim, o "jus resistentiae" somente poderá ser exercido pelo empregado quando houver abuso na utilização do "jus variandi" por parte do empregador.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26788
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-diferenca-entre-jus-variandi-e-jus-resistentiae-katy-brianezi/1865211

Informações relacionadas

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Contrato de Trabalho, suas características, seus elementos e classificações.

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Qual a diferença entre suspensão e interrupção do contrato de trabalho? - Mariana Egidio Lucciola

Kleyd Barbosa, Advogado
Artigoshá 8 anos

"Jus variandi" e “Jus resistentiae”

Natalia Piccolo, Advogado
Artigoshá 5 anos

Tipos de rescisão do contrato de trabalho

Bassi Advogados Associados, Advogado
Artigoshá 5 anos

Entenda os casos de interrupção e suspensão no contrato de trabalho

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sucinto, mas esclarecedor. continuar lendo

Bem lacônico meu nobre ! continuar lendo

Muito bom! continuar lendo

esclarecedor.sem duvidas um nao tera vantagem sobre o outro..alteração que ocorre sem deixar de cumprir o que é certo. continuar lendo