Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Como se deu a passagem do Estado de Natureza para a Sociedade Civil? - Denis Manuel da Silva

    há 15 anos

    Primeiramente há necessidade de conceituar o termo Estado de Natureza.

    Este pode ser entendido como a ausência de sociedade, é anterior a sociedade civil. Hobbes afirmava que o Estado de Natureza nada mais era do que qualquer situação onde não existe governo. Locke por sua vez, entendia que o Estado de Natureza era uma situação onde as pessoas se submetiam às Leis da natureza.

    Feita a conceituação do Estado de Natureza, pode-se partir para o entendimento de sociedade civil que, ao contrário do Estado de Natureza, possui Estado, leis jurídicas, organização política, normas de moral e propriedade privada. É uma sociedade organizada.

    Três grandes filósofos discorreram a respeito da passagem do Estado de Natureza para a sociedade civil, para tanto partiram da análise do comportamento do Homem.

    Para Hobbes o homem era egoísta, vivia isolado e vivia para satisfazer seus próprios interesses, por esta razão a desordem imperava, não existiam regras de moral nem ética, daí surge a frase o homem é o lobo do homem. Segundo Hobbes, não seria possível a sobrevivência da humanidade sem a existência de regras, por esta razão surge a sociedade civil.

    Contrariando a visão de Hobbes, Rousseau afirmava que no Estado de Natureza o homem era bom, vivia em harmonia com os demais, para ele o Estado de natureza não é um estado de guerra, no entanto com o advento da propriedade privada passou a haver conflitos entre os Homens e por esta razão houve a necessidade de se estabelecer um contrato social, surgindo desta forma não só a sociedade civil, mas também o Estado.

    O entendimento de John Locke pode ser visto como um meio termo entre a visão de Hobbes e de Rousseau, segundo ele o homem não era bom nem mal, seu temperamento oscilava entre a racionalidade e a ponderação e a irracionalidade e agressividade. Assim sendo, a maior falha do Estado de Natureza, era a falta de um terceiro imparcial para julgar as controvérsias advindas da irracionalidade do homem, por este motivo, surge a sociedade civil, para sanar a falta de regras e organização do Estado de Natureza.

    Importante ressaltar que, as teorias apresentadas pelos três filósofos são perfeitamente aceitas para solucionar a passagem do Estado de Natureza para a Sociedade Civil, uma teoria não exclui a outra.

    Referência:

    BITTAR.Eduardo C.B. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas, 3ª Edição.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53030
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-se-deu-a-passagem-do-estado-de-natureza-para-a-sociedade-civil-denis-manuel-da-silva/1904910

    Informações relacionadas

    Eduardo Cardoso, Estudante de Direito
    Artigoshá 3 anos

    Estado de Natureza e Contrato Social: Pensamento de Hobbes, Locke e Rousseau

    Caroline Wang, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Filosofia do Direito: John Locke

    Artigoshá 8 anos

    Locke e a propriedade como direito fundamental

    Nina Cappellano, Bacharel em Direito
    Artigoshá 9 anos

    KANT: a liberdade, o indivíduo e a república

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 2 meses

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: XXXXX-51.2021.8.19.0001 202300178404

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Artigo bem resumido e objetivo, parabéns! continuar lendo

    Muito bom, claro e objetivo. continuar lendo