Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O que se entende por ADI por omissão? Esta pode ser confundida com o remédio constitucional Mandado de Injunção? - Joice de Souza Bezerra

    há 15 anos

    A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão é instrumento cabível no controle de constitucionalidade concentrado e está prevista na Constituição Federal. No teor do artigo 103, , da Carta Magna, será declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, assim, tem cabimento para as normas constitucionais de eficácia limitada.

    Nos dizeres de Pedro Lenza ( Direito Constitucional Esquematizado , 13ª Edição, p. 257 e ss), trata-se de inovação da CF/88, inspirada no art. 283 da Constituição portuguesa. O que se busca através da ADI por omissão é combater uma doença, chamada pela doutrina de síndrome de inefetividade das normas constitucionais.

    O Mandado de Injunção, por sua vez, caracteriza-se como remédio para combater a inefetividade das normas constitucionais, previsto no inciso LXXI da Constituição Federal, cabível sempre que houver a falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

    Elas não podem ser confundidas, pois a ADI por omissão é utilizada para controle de constitucionalidade concentrado e o Mandado de Injunção trata-se de controle de constitucionalidade difuso, por via de exceção ou defesa.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876173
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11600
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-adi-por-omissao-esta-pode-ser-confundida-com-o-remedio-constitucional-mandado-de-injuncao-joice-de-souza-bezerra/1972557

    Informações relacionadas

    Gerson Aragão, Defensor Público
    Artigoshá 9 anos

    Entenda de Vez! Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO)

    Dirley da Cunha Júnior, Juiz Federal
    Artigoshá 9 anos

    Distinções entre a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão e o Mandado de Injunção

    Dirley da Cunha Júnior, Juiz Federal
    Artigoshá 9 anos

    Distinções entre as Técnicas da "Interpretação Conforme a Constituição" e da "Declaração Parcial de Inconstitucionalidade sem redução de texto"

    Davi Dias de Azevedo, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Interpretação conforme a Constituição

    Modeloshá 2 anos

    Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão.

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    não gostei. muito resumido continuar lendo