Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Qual a diferença entre Responsabilidade Civil Contratual de Extracontratual? - Joice de Souza Bezerra

há 15 anos

Para se caracterizar a responsabilidade civil é necessário que se coadunem quatro elementos, a saber: a ação ou omissão do agente, a culpa ou o dolo do agente, a relação ou o nexo de causalidade e o dano.

A Responsabilidade Civil Contratual, como o nome mesmo já sugere, ocorre pela presença de um contrato existente entre as partes envolvidas, agente e vítima. Assim, o contratado ao unir os quatro elementos da responsabilidade civil (ação ou omissão, somados à culpa ou dolo, nexo e o consequente dano) em relação ao contratante, em razão do vínculo jurídico que lhes cerca, incorrerá na chamada Responsabilidade Civil Contratual.

Em relação à Responsabilidade Civil Extracontratual, também conhecida como aquiliana, o agente não tem vínculo contratual com a vítima, mas, tem vínculo legal, uma vez que, por conta do descumprimento de um dever legal, o agente por ação ou omissão, com nexo de causalidade e culpa ou dolo, causará à vítima um dano.

Ambas as figuras de responsabilidade civil estão fundamentadas, genericamente, nas palavras do artigo 186 do Código Civil, in verbis :

Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Desse modo, pode-se verificar que a única diferença entre as duas figuras de responsabilidade civil encontra-se no fato de a primeira existir em razão de um contrato que vincula as partes e, a segunda surge a partir do descumprimento de um dever legal.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876171
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações154911
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-diferenca-entre-responsabilidade-civil-contratual-de-extracontratual-joice-de-souza-bezerra/1974721

Informações relacionadas

Marcus Vinicius Mariot Pereira, Advogado
Artigoshá 7 anos

Responsabilidade Civil: Resumo Doutrinário e principais apontamentos

Suelen Tainá Franz Pandini, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Responsabilidade civil: contratual e extracontratual

Suelen Tainá Franz Pandini, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Responsabilidade civil: subjetiva e objetiva.

Luana Marion de Araújo, Advogado
Artigoshá 10 anos

Responsabilidade Civil Contratual

ALEIXO ADVOCACIA, Advogado
Artigoshá 9 anos

Responsabilidade Civil x Responsabilidade Penal

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A responsabilidade civil contratual o juros de mora é contado desde citação inicial Art. 405 C/C.
Na responsabilidade civil extracontratual conta-se o juros de mora desde o evento danoso, súmula 54 STJ. continuar lendo

Ótima e conveniente colocação. continuar lendo

Essa diferença teórica não fica apenas na terminologia do instituto, influi diretamente na contagem do prazo prescricional.
Enquanto a extracontratual tem o prazo do art. 206, § 3.º, V, o da contratual é o do art. 205. continuar lendo

A diferença entre os dois tipos de responsabilidade também modifica o marco inicial da correção monetária e da incidência dos juros. continuar lendo

Esclarecedor esse artigo! continuar lendo