Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O que se entende por efeito podrômico na sentença proferida no processo penal? - Joaquim Leitão Júnior

    há 14 anos

    No vernáculo, tem-se por efeito podrômico algo similar, espelhado e idêntico.

    Trazendo para o âmbito do processo penal, tem-se o efeito prodrômico quando o Tribunal, anulando a sentença ou dando provimento ao recurso interposto, exclusivamente pela defesa ou ainda que pelo Ministério Público, mas com base distinta dos limites do recurso aviado pela acusação, está impedido de impor medida ex officio ou diversa dos fundamentos do recurso a fim de prejudicar a situação do réu.

    Tal efeito existe no processo penal para se evitar a reforma in pejus direta ou indireta contra o acusado. Por isso, a eventual decisão a ser prolatada deve se espelhar nos limites impostos pela primeira sentença, jamais podendo ser pior.

    A ressalva é que o Tribunal, obviamente, acolhendo pedido em recurso nos limites pugnados pelo Ministério Público poderá perfeitamente agravar a situação do réu.

    A distinção é tênue, porém, de suma importância na aplicação prática do operador do direito.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876172
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-efeito-podromico-na-sentenca-proferida-no-processo-penal-joaquim-leitao-junior/1986041

    Informações relacionadas

    Alice Saldanha Villar, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Terras indígenas: súmula 650/STF não se aplica na hipótese de renitente esbulho

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    Você sabe o que é efeito prodrômico da sentença?

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Mesmo nas decisões onde é anulado o tribunal do júri, por recurso unicamente da defesa, ainda sim prevalece o efeito prodômico (efeito limitador) , pois embora os jurados sejam livres para julgar conforme sua consciências, pelo princípio constitucional da soberania dos veredictos, o juiz quando da aplicação da nova pena no segundo julgamento, terá que ficar adstrito a pena do primeiro julgamento, se a nova decisão agravar a situação do réu, conforme entendimento atual do STF- HC 89.544). continuar lendo