Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Qual a diferença entre legítima defesa e estado de necessidade? - Daniel Leão de Almeida

há 14 anos

No estado de necessidade há conflito entre vários bens jurídicos diante de uma situação de perigo, que não pode ser prevista, em que o perigo decorre de comportamento humano, animal ou ainda por evento da natureza. Deste modo, o perigo não tem destinatário certo e os interesses em conflito são legítimos. Encontra previsão legal no artigo 23, I, do Código Penal[ 1 ], sendo exemplificado no artigo 24 [ 2 ] do mesmo Código. Portanto, o estado de necessidade exclui o caráter antijurídico de uma conduta criminosa.

Já na legítima defesa, há ameaça ou ataque por pessoa imputável, a um bem jurídico, podendo este ser de outrem. Trata-se, portanto, de agressão humana, que possui destinatário certo e os interesses do agressor são ilegítimos. Tem como requisito subjetivo o conhecimento da situação de fato justificante e como requisitos objetivos a proteção de direito próprio ou alheio, uso moderado dos meios necessários (não adiantando encontrar o meio necessário e sim usá-lo moderadamente, ou seja, de maneira suficiente a repelir a agressão), que seja injusta a agressão e que ela esteja ocorrendo ou prestes a ocorrer, conforme preceitua o Código Penal em seu artigo 25 [ 3 ].

Certo é que, na legítima defesa temos uma ação defensiva com aspectos agressivos, enquanto que no estado de necessidade a ação é agressiva com o intuito defensivo.

Notas de Rodapé :

[1] Art. 2333CPPP - Não há crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade;

[2] Art. 2444 CPPP - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se;

[3] Art 2424CPCP - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876188
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações75009
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-diferenca-entre-legitima-defesa-e-estado-de-necessidade-daniel-leao-de-almeida/2018930

Informações relacionadas

Creuza Almeida, Advogado
Artigoshá 3 anos

Estado de Necessidade X Legítima Defesa

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

O que se entende por estado de necessidade e quais seus requisitos, segundo o Código Penal? - Michele Melo

Questões Inteligentes, Administrador
Artigoshá 9 anos

O que é legítima defesa para o Direito brasileiro?

Wesley Caetano, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Exercício regular de direito

Deric Gonçalves, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Causas Justificantes: do Exercício Regular de Direito e do Estrito Cumprimento do Dever Legal

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Por favor corrijam esses erros pois não existem

CPPP e sim CPP
CPCP e sim CP continuar lendo