Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quais são os direitos garantidos a uma gestante transferida para o exterior, no tocante a prazo de licença-maternidade e valor do salário-maternidade? - Fábio Henrique Assunção de Paula

    há 14 anos

    A gestante transferida para o exterior fará jus à licença-maternidade de 120 dias e salário-maternidade equivalente a 100% do seu salário-de-contribuição, conforme preconiza a legislação previdenciária brasileira.

    A transferência de empregados para o exterior é regida pela Lei nº 7.064 de 06 de dezembro de 1982 e o art. 3º da referida lei disciplina o seguinte:

    Art. 3º - A empresa responsável pelo contrato de trabalho do empregado transferido assegurar-lhe-á, independentemente da observância da legislação do local da execução dos serviços: I - os direitos previstos nesta Lei; II - a aplicação da legislação brasileira de proteção ao trabalho, naquilo que não for incompatível com o disposto nesta Lei, quando mais favorável do que a legislação territorial, no conjunto de normas e em relação a cada matéria. Parágrafo único. Respeitadas as disposições especiais desta Lei, aplicar-se-á a legislação brasileira sobre Previdência Social, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS e Programa de Integracao Social - PIS/PASEP.

    Com base no dispositivo legal supracitado infere-se que ao empregado transferido para o exterior são assegurados todos os direitos previstos na legislação trabalhista brasileira, salvo quando a legislação local for mais benéfica.

    Especificamente no que tange aos direitos inerentes à gestação, aplica-se o mesmo princípio aduzido acima, ou seja, prevalecerá a legislação brasileira, pois no caso é mais benéfica. Logo a gestante transferida para o exterior fará jus à licença-maternidade de 120 dias e salário-maternidade equivalente a 100% do seu salário-de-contribuição, conforme preconiza a legislação previdenciária brasileira.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876187
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1050
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-os-direitos-garantidos-a-uma-gestante-transferida-para-o-exterior-no-tocante-a-prazo-de-licenca-maternidade-e-valor-do-salario-maternidade-fabio-henrique-assuncao-de-paula/2040808

    Informações relacionadas

    DECISÃO: Contribuinte individual que reside no exterior e contribui para o INSS tem direito à concessão de benefício

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinaano passado

    Seção IV. Da Assistência Social

    Ian  Varella, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Aposentadoria: Conversão de tempo comum em especial

    Agência Brasil
    Notíciashá 16 anos

    Quem tem contrato de fidelidade deverá pagar multa para usar a portabilidade

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Seção IV. Da Assistência Social

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)