Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Qual a diferença entre propaganda enganosa e abusiva? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

há 14 anos

O Código de Defesa do Consumidor conceitua ambas as modalidades de propaganda que são taxativamente proibidas. O conceito é encontrado nos parágrafos primeiro e segundo do artigo 37, de acordo com os quais:

1º É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
2º É abusiva , dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876188
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56182
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-diferenca-entre-propaganda-enganosa-e-abusiva-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2049723

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Qual a diferença entre publicidade enganosa e publicidade abusiva? Patrícia A. de Souza

VALLA PIRES
Artigoshá 8 anos

As mais diversas formas de propaganda enganosa

Vitor Guglinski, Advogado
Artigoshá 11 anos

Diferenças entre responsabilidade pelo fato e pelo vício de produtos e serviços

Rose Glace Girardi, Advogado
Artigoshá 6 anos

Práticas abusivas nas relações de consumo entenda cada uma delas.

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

O que se entende por contrapropaganda? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Caso 1:
Olá,
Certo dia estava em um bar em um dos shopping's de minha cidade, pedi uma torre a qual vinha com acompanhamento e quando o aperitivo acabou, pedi outro. Quando fui pedir outra torre, a garçonete disse que não poderia vender, pois o estabelecimento iria fechar em breve, sendo que faltava 30min para fechar, um de meus amigos disse que acabaríamos a torre antes de fechar e mesmo assim ela não quis vender. Quando disse para cancelar a tábua de frios que tinha pedido anteriormente, ela disse que eles não cancelavam pedidos. Ela não deveria ter nos informado que iria fechar no momento em que pedimos a tábua de frios? Realmente eles não têm o dever de cancelar pedidos?

Caso 2:
Trafegando por uma avenida movimentada da cidade, avistei uma placa luminosa de uma empresa famosa de fast-food, a qual vende comidas árabes, anunciando o preço da esfiha de frango por 0,70 centavos. Esperei um bom tempo na fila do drive thur e quando chegou minha vez, a atendente disse não havia mais esfiha's de frango, apenas de carne.
Já que não tinha de frango, eles não deveriam ter ao menos apagado a placa que fazia anuncio das tais esfihas? Eles não deveriam ter vendido a de carne pelo preço da de frango?

Estou pensando em denunciar o segundo caso no PROCON, espero resposta.
Até logo. continuar lendo