Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quais são as espécies de prorrogação da competência? - Andrea Russar Rachel

    há 14 anos

    Segundo Cintra, Grinover e Dinamarco, a prorrogação da competência pode ser legal, ou seja, prevista em lei, como se dá nos casos em que há conexão ou continência entre duas ações (arts. 102 e 104 do CPC), como também pode ser voluntária, isto é, decorrente de vontade das partes. A prorrogação voluntária da competência, por sua vez, divide-se em expressa ou tácita. A expressa dá-se nas hipóteses de eleição de foro (art. 111 do CPC) e a tácita quando a parte ré deixa de opor exceção de incompetência relativa no prazo legal (art. 114 do CPC).

    Art. 102. A competência, em razão do valor e do território, poderá modificar-se pela conexão ou continência, observado o disposto nos artigos seguintes.

    Art. 103. Reputam-se conexas duas ou mais ações, quando Ihes for comum o objeto ou a causa de pedir.

    Art. 104. Dá-se a continência entre duas ou mais ações sempre que há identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras.

    Art. 111. A competência em razão da matéria e da hierarquia é inderrogável por convenção das partes; mas estas podem modificar a competência em razão do valor e do território, elegendo foro onde serão propostas as ações oriundas de direitos e obrigações.

    1º O acordo, porém, só produz efeito, quando constar de contrato escrito e aludir expressamente a determinado negócio jurídico.

    2º O foro contratual obriga os herdeiros e sucessores das partes.

    Art. 114. Prorrogar-se-á a competência se dela o juiz não declinar na forma do parágrafo único do art. 112 desta Lei ou o réu não opuser exceção declinatória nos casos e prazos legais. (Redação dada pela Lei nº 11.280, de 2006)

    Referência :

    Teoria Geral do Processo , São Paulo, Ed. Malheiros, cap. 26, nº 145.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-as-especies-de-prorrogacao-da-competencia-andrea-russar-rachel/2080796

    Informações relacionadas

    Eduardo Amaral, Escrevente
    Artigoshá 4 anos

    Prorrogação ou modificação da competência no processo civil

    Lincoln Paulino, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Direito Processual Civil: Competência Absoluta e Relativa.

    Guilherme Augusto Volles, Bacharel em Direito
    Artigoshá 4 anos

    Conexão e continência no processo civil: para nunca mais esquecer

    Karla Novacki, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    RESUMO: Teoria Geral do Processo. O que é competência?

    Anna Carolina Gruner, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Diferença entre Competência Absoluta e Relativa

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Os artigos do cpc, citados no texto, estão numerados erradamente. O conteúdo não condiz com o que consta no livro da lei. continuar lendo

    Importante observar a data de publicação do referido tópico. Foi postado há mais de 10 anos, portanto, não se adequa ao NCPC (2015). Os artigos apontados no tópico, atualmente, são os arts. 62 e 65 para a prorrogação da competência voluntária.
    ► Art. 62, CPC – A competência determinada em razão da matéria, da pessoa ou da função é inderrogável por convenção das partes.
    ► Art. 65, CPC – Prorrogar-se-á a competência relativa se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação. Parágrafo único. A incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.
    E arts. 54, 55 e 56 para prorrogação da competência necessária.
    ► Art. 54, CPC – A competência relativa poderá modificar-se pela conexão ou pela continência, observado o disposto nesta Seção.
    ► Art. 55, CPC – Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.
    ► Art. 56, CPC – Dá-se a continência entre 2 (duas) ou mais ações quando houver identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o pedido de uma, por ser mais amplo, abrange o das demais. continuar lendo