Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

O que se entende por território nacional? - Lais Mamede Dias Leme

há 14 anos

Juridicamente, território nacional é a área que compreende todo o espaço, terrestre, fluvial, marítimo (12 milhas) e aéreo (coluna atmosférica), onde o Estado brasileiro é soberano. Mas, esse território poderá ser estendido quando se tratar de embarcações ou aeronaves públicas ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontre e as embarcações ou aeronaves estrangeiras privadas quando em território nacional (art. , e , CP).

Art. , CP
(...)
1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984)
2º - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984)

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876172
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36362
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-territorio-nacional-lais-mamede-dias-leme/2086332

Informações relacionadas

Artigoshá 6 anos

A aplicação da lei penal no espaço

Artur Braian, Estudante de Direito
Artigoshá 9 anos

Da aplicação da lei penal no espaço

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 7 anos

O que é a passagem inocente?

Endireitados
Notíciashá 9 anos

Direito Penal: aplicação da lei penal no espaço – parte 02 (Aula 08)

Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
Artigoshá 3 anos

Princípio da territorialidade, devido processo e território

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)