Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Qual a jurisdição e as atribuições do Tribunal Marítimo? - Selma de Moura Galdino Vianna

    há 14 anos

    O Tribunal Marítimo tem jurisdição em território nacional é um órgão vinculado ao Ministério da Marinha e auxilia o Poder Judiciário.

    Suas principais atribuições são julgar os acidentes e fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre, manter o registro geral da propriedade e da hipoteca naval, bem como dos armadores de navios brasileiros além de outras questões relacionadas com tal atividade.

    De acordo com o artigo , da Lei nº 2.180/54, in verbis :

    Art. 1º O Tribunal Marítimo, com jurisdição em todo o território nacional, órgão, autônomo, auxiliar do Poder Judiciário, vinculado ao Ministério da Marinha no que se refere ao provimento de pessoal militar e de recursos orçamentários para pessoal e material destinados ao seu funcionamento, tem como atribuições julgar os acidentes e fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre e as questões relacionadas com tal atividade, especificadas nesta Lei. (Redação dada pela Lei nº 5.056, de 1966)

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876170
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1342
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-jurisdicao-e-as-atribuicoes-do-tribunal-maritimo-selma-de-moura-galdino-vianna/2088955

    Informações relacionadas

    Renan Marins, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    O que você precisa saber sobre o Tribunal Marítimo

    Jeanne Ambar, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Princípio da Instrumentalidade do Processo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)