Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Qual é o sistema adotado no ordenamento jurídico brasileiro no tocante à solução de questões prejudiciais? - Denise Cristina Mantovani Cera

    há 14 anos

    O sistema adotado no Brasil no tocante à solução de questões prejudiciais é o Sistema Eclético ou Misto que resulta da fusão do Sistema da Prejudicialidade Obrigatória com o Sistema da Prejudicialidade Facultativa. Pelo primeiro, o juiz penal nunca é competente para apreciar a questão prejudicial heterogênea, nem mesmo de maneira incidental. Pelo segundo, o juiz penal tem a faculdade de apreciar ou não as questões prejudiciais heterogêneas.

    De acordo com os artigos 92 e 93 do CPP, quanto às questões prejudiciais heterogêneas relativas ao estado civil das pessoas, vigora o Sistema da Prejudicialidade Obrigatória. Porém, quanto às demais questões prejudiciais heterogêneas, vigora o Sistema da Prejudicialidade Facultativa.

    Art. 92. Se a decisão sobre a existência da infração depender da solução de controvérsia, que o juiz repute séria e fundada, sobre o estado civil das pessoas , o curso da ação penal ficará suspenso até que no juízo cível seja a controvérsia dirimida por sentença passada em julgado, sem prejuízo, entretanto, da inquirição das testemunhas e de outras provas de natureza urgente. (grifo nosso)
    Art. 93. Se o reconhecimento da existência da infração penal depender de decisão sobre questão diversa da prevista no artigo anterior, da competência do juízo cível , e se neste houver sido proposta ação para resolvê-la, o juiz criminal poderá , desde que essa questão seja de difícil solução e não verse sobre direito cuja prova a lei civil limite, suspender o curso do processo, após a inquirição das testemunhas e realização das outras provas de natureza urgente. (grifo nosso)

    Fonte :

    Curso Intensivo II da Rede de ensino LFG - Professor Renato Brasileiro de Lima.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876171
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3930
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-e-o-sistema-adotado-no-ordenamento-juridico-brasileiro-no-tocante-a-solucao-de-questoes-prejudiciais-denise-cristina-mantovani-cera/2171653

    Informações relacionadas

    Ionilton Pereira do Vale, Promotor de Justiça
    Artigoshá 9 anos

    As questões prejudiciais no processo penal.

    Adriana Duarte, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Restituição de bem apreendido

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    O que se entende por questões prejudiciais homogêneas e heterogêneas? - Denise Cristina Mantovani Cera

    Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
    Artigoshá 4 anos

    Teoria Geral da Prova no Processo Penal

    Samuel da Silva Neres, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Restituição de bens apreendidos no processo penal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)