Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Qual a idade da vítima para que se possa caracterizar o crime de pedofilia? - Valdirene Aparecida dos Santos

há 14 anos

A Organização Mundial de Saúde (OMS), define a pedofilia como "Preferência sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou do outro sexo, geralmente pré-púberes ", tal definifção está prevista na Classificação Internacional de Doenças (CID-10), F65.4.

A definição legal de criança e adolescente está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente em seu art. , in verbis :

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

O Código Penal brasileiro, entretanto, não tipifica a "pedofilia", mas a prática que corresponde ao seu conceito - caracatrizada pelo ato sexual entre criança e adulto - poderá ser considerada estupro de vulnerável previsto no art. 217 A do diploma legal.

Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)

Pena - reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009).

Diante de citadas definições, não há conclusão definitiva quanto a idade devida da vítima para caracterizar o crime de pedofilia, é necessário analisar o caso concreto observando a conduta praticada pelo autor em se tratando de vunerável.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876173
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações54589
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-idade-da-vitima-para-que-se-possa-caracterizar-o-crime-de-pedofilia-valdirene-aparecida-dos-santos/2172265

Informações relacionadas

Cleber Couto, Promotor de Justiça
Artigoshá 9 anos

Pedofilia no Estatuto da Criança e Adolescente: art. 241-E e sua interpretação constitucional

Denis Caramigo Ventura, Advogado
Artigoshá 2 anos

Sexo com menor de idade é crime?

Lei criminalizou qualquer ato sexual com menores de 14 anos

SSA - Santos Simões Advogados, Advogado
Artigoshá 8 anos

Informando o cidadão: ter relação sexual com menor de idade é crime?

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 12 anos

O que se entende por vulnerabilidade nos crimes contra a dignidade sexual?

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostaria de saber até que idade é considerada a pedofilia?? continuar lendo

Olá, se possível preciso de um esclarecimento melhor. Vou dar aqui um exemplo. Sou um indivíduo que já passei dos 40 e me apaixonei por um garoto de 16 anos. Ele quer ter relações intimas comigo. Isso pode configurar crime por conta da idade dele e da minha? Para entender melhor. Isto seria pedofilia, ou não? Ou incorrerá em um outro tipo de crime? Resumindo: Fazer sexo com um menino de 16 anos, posso estar sujeito a alguma sensação legal, mesmo com consentimento dele? Me esclareça esta dúvida se possível. continuar lendo

Se é uma pessoa de mais de 40, q nojento em sentir atração por um adolescente de 16 continuar lendo

Boa tarde cai numa cilada a guria me mandou foto dela no banheiro tem 16 anos diz ela daí já outro dia o dia já tinha broqueado agora diz o delegado foi aprendido o telefone dela os pais falaram das fotos nuas o delegado diz para mim pagar a multa 3m e poços reais ou entrará processo STJ que faço. .. pode me ajudar continuar lendo