Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Concurso Público para Defensor Público da União 2ª Categoria - 2007: responsabilidade civil do Estado

    há 14 anos

    Concurso Público para Defensor Público da União 2ª Categoria - 2007

    Resolução da Questão 75 de Direito Civil

    Quanto à responsabilidade civil do Estado e do particular, julgue os itens que se seguem.

    75. A responsabilidade da administração pública, de acordo com a teoria do risco administrativo, evidencia-se na obrigação que tem o Estado de indenizar o dano injustamente sofrido pelo particular independentemente da existência de falta do serviço e da culpa do agente público , havendo a possibilidade de comprovação da culpa da vítima a fim de atenuar ou excluir a indenização.

    NOTAS DA REDAÇAO

    A responsabilidade civil do Estado já oscilou entre as doutrinas subjetivas e objetivas, mas o 6º do artigo 37 da Constituição da República de 1988 abandonou a doutrina subjetiva da Culpa do Direito Privado e seguiu as linhas traçadas pelo Direito Público que adota a Responsabilidade Civil Objetiva da Administração nos seguintes termos:

    Art. 37. (...) 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes , nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa. (grifos nossos)

    A responsabilidade civil do Estado é objetiva, porém na modalidade do risco Administrativo , a qual faz surgir a obrigação de indenizar o dano causado a terceiros por seus servidores, independentemente da prova de culpa no cometimento da lesão, em outras palavras é a responsabilidade sem culpa pela atuação lesiva dos agentes públicos e dos seus delegados, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Ressalte-se que a Teoria do risco administrativo condiciona a responsabilidade objetiva do Poder Público ao dano decorrente de sua atividade administrativa, ou seja, deve haver relação de causa e efeito entre a atividade do agente público e o dano.

    Por fim, apesar da responsabilidade do Estado, sob a modalidade do risco administrativo independer da prova de culpa, isso não significa que a Administração deva indenizar sempre em qualquer caso o dano suportado pelo particular; significa apenas e tão somente, que a vítima fica dispensada da prova da culpa da Administração, mas esta poderá demonstrar a culpa total ou parcial do lesado no evento danoso, caso em que a Fazenda Pública se eximirá integral ou parcialmente da indenização[ 1 ].

    Diante do exposto, o item 75 está correto.

    Notas de Rodapé

    1. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33ª edição atualizada. São Paulo: Editora Malheiros, 2007.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876164
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações128
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concurso-publico-para-defensor-publico-da-uniao-2-categoria-2007-responsabilidade-civil-do-estado/2212838

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)