Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Qual a natureza jurídica da sentença proferida em processo de adoção? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

    há 14 anos

    O tema foi discutido por ocasião do julgamento doCE"> REsp 1.112.265-CE, pelo Tribunal da Cidadania, tendo prevalecido o entendimento de que se trata de decisão de cunho constitutivo .

    A questão se faz relevante na medida em que afirmar que se trata de um provimento constitutivo é dizer que a decisão produz coisa julgada material. Por outro lado, entender que se trata de uma sentença declaratória significa que ela não produz coisa julgada material, logo, pode ser objeto de ação anulatória de atos jurídicos em geral, nos termos do artigo 486, do CPC, in verbis :

    Art. 486. Os atos judiciais, que não dependem de sentença, ou em que esta for meramente homologatória, podem ser rescindidos, como os atos jurídicos em geral, nos termos da lei civil.

    Para a Terceira Turma do STJ, é questão de segurança jurídica acobertar a sentença proferida em processo de adoção dos efeitos da coisa julgada material. Neste sentido foi o que restou consignado no informativo 435:

    ADOÇAO. SENTENÇA. NATUREZA JURÍDICA.

    Trata-se de REsp em que se discute a natureza jurídica da sentença proferida no processo de adoção: se constitutiva, produzindo coisa julgada material e só podendo ser rescindida por ação rescisória, ou se homologatória, não se sujeitando à coisa julgada material e podendo ser objeto de ação anulatória de atos jurídicos em geral, prevista no art. 486 do CPC. A Turma entendeu que a sentença proferida no processo de adoção possui natureza jurídica de provimento judicial constitutivo, fazendo coisa julgada material . Em sendo assim, a ação anulatória de atos jurídicos em geral, prevista naquele dispositivo legal, não é meio apto à sua desconstituição, só obtida mediante ação rescisória, sujeita a prazo decadencial, nos termos do art. 485 e incisos daquele mesmo código. Observou-se que classificar a sentença de adoção como de natureza meramente homologatória (não sujeita ao trânsito em julgado, à produção de coisa julgada material, tampouco ao prazo decadencial para sua desconstituição mediante ação rescisória) como quer o recorrente, ensejaria verdadeira insegurança jurídica , ao possibilitar o retorno do menor adotado, a qualquer tempo, ao status quo ante à adoção mediante simples ajuizamento de ação anulatória de atos jurídicos em geral. Isso afetaria, sem dúvida, direitos personalíssimos, tais como nome e filiação, inerentes à dignidade da pessoa humana do menor adotado. Diante disso, negou-se provimento ao recurso. REsp 1.112.265-CE, Rel. Min. Massami Uyeda, julgado em 18/5/2010 . (destaquei)

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876173
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4217
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-natureza-juridica-da-sentenca-proferida-em-processo-de-adocao-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2231105

    Informações relacionadas

    Gustavo Ghidorsi, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Conceito de adoção e sua natureza jurídica

    Ricardo Beier Hasse, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    O instituto da adoção no Direito Brasileiro

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Cidadão pode consultar dados do Cadastro Nacional da Adoção na internet

    Leonardo Gominho, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    A burocracia e a demora nos processos de adoção no Brasil: uma abordagem à luz das regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

    Lei que deu a filho adotivo direito de conhecer origem biológica melhora adaptação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)