Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Posse de aprovada em concurso do Banco do Brasil é vedada por conta de dívida com a empresa

    há 14 anos

    Concurseiros que pretendem seguir carreira em bancos públicos devem ficar atentos às próprias finanças. O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (que abrange o Distrito Federal e Tocantins) decidiu que o Banco do Brasil não é obrigado a contratar candidatos aprovados em concursos públicos que tenham dívidas junto à instituição.

    Tudo começou com o pedido de reintegração de uma ex-funcionária do BB que havia sido demitida por possuir débitos no banco desde a época de sua contratação. Aprovada em concurso público para o cargo de escriturária, a requerente foi impedida de assumir a função na empresa por possuir pendências e restrições cadastrais o que era considerado um empecilho, de acordo com as regras impostas no edital de abertura.

    Mesmo com a vedação, a trabalhadora obteve liminar na Justiça, em mandado de segurança, que garantiu sua participação no curso de formação promovido pelo banco. Após o período de aprendizagem, a concursanda foi contratada indevidamente pela instituição. Segundo o desembargador Douglas Alencar Rodrigues, o provimento do cargo foi feito de maneira irregular devido ao fato da liminar concedida assegurar apenas o direito de participação no curso, até o julgamento do mandado de segurança.

    A candidata trabalhou cerca de dois anos no banco, em Pernambuco, e não quitou as dívidas que possuía com a empresa. Também não conseguiu na Justiça o direito de ser contratada definitivamente, pois o mandado de segurança foi extinto sem julgamento dos méritos. Quando a instituição estava efetuando a transferência da funcionária para Brasília (DF), acabou descobrindo todas as irregularidades.

    Após ser mandada embora sem justa causa, e empregada foi até a Justiça Trabalhista reivindicar a reintegração, afirmando que foi demitida sem motivos, mesmo tento ingressado na instituição por meio de seleção pública. Os desembargadores da terceira turma do TRT da 10ª Região analisaram o caso e decidiram que a contratação da funcionária era irregular, pois ela não cumpria os itens exigidos no edital. Para os magistrados, a permanência do contrato seria uma "ofensa ao interesse público e aos princípios da legalidade e da isonomia".

    Fonte: CorreioWeb

    PREPARE-SE PARA ESTE CONCURSO COM A REDE LFG

    .

    ---

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876174
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1287
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/posse-de-aprovada-em-concurso-do-banco-do-brasil-e-vedada-por-conta-de-divida-com-a-empresa/2234255

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Veja o que pode impedir que aprovado em concurso assuma a vaga

    Candidato aprovado em concurso do Banco do Brasil não pode tomar posse se tiver dívidas junto ao banco

    Inadimplência não é mais justa causa para demissão de bancários

    Marcus Wagner, Jornalista
    Artigoshá 9 anos

    'Nome sujo' pode impedir aprovado em concurso público de assumir cargo? Saiba mais

    Maxi Educa Concursos
    Artigoshá 8 anos

    Meu nome está "sujo"... posso prestar concurso?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)