Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O que se entende por imputação ao pagamento? - Renata Martinez de Almeida

há 14 anos

A imputação ao pagamento se dá no caso em que o devedor contrai várias dívidas, de mesma natureza, para com um mesmo credor e dispõe de quantia inferior para saldá-las. Neste sentido, Orlando Gomes ensina que:

Se, por vários títulos de dívida líquidos e certos, já vencidos, devo alguém cinquenta, cento e cinqüenta e duzentos reais, e ofereço em pagamento importância inferior à soma dos débitos, importa saber, no caso de o credor aceitá-la, em qual destes deve ser imputado o pagamento. Sendo de cinquenta reais a oferta, é preciso decidir se estão destinados a extinguir a dívida desse valor ou se constituem pagamento parcial de qualquer das outras.

A imputação ao pagamento pode se dar por acordo entre as partes ou por previsão legal. Se decorrente de contrato, as partes acordam livremente o que lhes convém. Não havendo acordo, cabe ao devedor indicar a dívida que será saldada, obedecendo a regra que em primeiro lugar, a imputação se dará nas dívidas líquidas e vencidas, e na mais onerosa, e por derradeiro na mais antiga. Ainda, a imputação ao pagamento se dará nos juros para depois passar-se ao pagamento do principal, assim a jurisprudência (REsp 665871 / SC - DJ 19/12/2005):

PROCESSO CIVIL. TRIBUTÁRIO. PRECATÓRIO COMPLEMENTAR. EMBARGOS DE DECLARAÇAO. VIOLAÇAO DO ART. 535 DO CPC. NAO-OCORRÊNCIA. IMPUTAÇAO DE PAGAMENTO. ART. 993 DO CC DE 1916 . AUSÊNCIA DE ESTIPULAÇAO EM CONTRÁRIO. PAGAMENTO PRIMEIRAMENTE DOS JUROS.

1. (...)

2. Não havendo nenhuma estipulação acerca da destinação do pagamento efetuado por meio do precatório, deve-se, a teor do disposto do art. 993 do CC de 1916 , imputar o pagamento primeiramente nos juros e, depois, no capital.

3. Recurso especial não-provido.

Fontes :

GOMES, Orlando. Obrigações Revista e Atualizada por Edvaldo Brito. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

http://www.stj.gov.br

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876187
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41852
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-imputacao-ao-pagamento-renata-martinez-de-almeida/2236843

Informações relacionadas

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Conceito e maneiras de realizar imputação do pagamento

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

O que se entende por pagamento com sub-rogação? - Renata Martinez de Almeida

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Qual o conceito e quais requisitos da dação em pagamento?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

O que se entende por pagamento em consignação? - Renata Martinez de Almeida

Everton Gomes da Cunha, Advogado
Artigoshá 4 anos

O que é compensação no Direito Civil.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O artigo precisa ser atualizado para o CC/2002. Reza o artigo 355 do atual Código Civil que se o devedor não fizer a imputação (quando lhe era devido) e a quitação também for omissa quanto à indicação da dívida, a imputação recairá nas dívidas que primeiro se liquidaram e venceram, ou seja, nas mais antigas. E, se as dívidas se tornaram líquidas e vencidas simultaneamente, então, por derradeiro (agora sim), a imputação far-se-á na mais onerosa. continuar lendo

excelentes materias isto nos faz,esclarecer inumeras duvidas. continuar lendo