Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ao empregado afastado por acidente de trabalho por mais de 15 dias é devido o pagamento de 13º salário por parte da empresa? - Fábio Henrique Assunção de Paula

    há 14 anos

    Não, pois a partir do 16º dia de afastamento a responsabilidade pelos pagamentos ao empregado é da Previdência Social, inclusive o 13º salário.

    De acordo com a Instrução Normativa nº 11 de 20 de setembro de 2006, o pagamento do abono anual do 13º salário de funcionário afastado pela previdência será feita na forma que dispõe o art. 301. que segue abaixo:

    "Art. 301 . O abono anual (décimo terceiro salário ou gratificação natalina) corresponde ao valor da renda mensal do benefício no mês de dezembro ou no mês da alta ou da cessação do benefício, para o segurado que recebeu auxílio-doença, auxílio acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão, na forma que dispõe o art. 120 do RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048/1999.

    [...]

    4º O pagamento do abono anual de que trata este artigo, no ano de 2006, será feito em duas parcelas, observado o disposto no art. 2ºº do Decreto nº 5756666, de 13 de abril de 2006, sendo:

    a-) a primeira, equivalente a até cinqüenta por cento do valor do Benefício correspondente ao mês de agosto, paga no mês de setembro, juntamente com aquele;

    b-) o valor da segunda parcela correspondera à diferença entre o valor total do abono devido deduzido da parcela antecipada."

    Assim sendo, a referida lei em momento algum coloca como responsabilidade do empregador o pagamento do abono anual, deixando somente a cargo do mesmo o pagamento dos 15 (quinze) primeiros dias de afastamento.

    Portanto concluímos que a responsabilidade do pagamento do abono anual do 13º salário de funcionário afastado por motivo de auxílio doença acidentário ficará a cargo da Previdência a partir do 16º dia de afastamento do funcionário.

    Deste modo, também não há que se falar em compensação na GPS, vez que não cabe à empresa pagar tal verba ao empregado.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876203
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31777
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ao-empregado-afastado-por-acidente-de-trabalho-por-mais-de-15-dias-e-devido-o-pagamento-de-13-salario-por-parte-da-empresa-fabio-henrique-assuncao-de-paula/2251810

    Informações relacionadas

    Notíciashá 2 anos

    Afastamento pelo INSS inferior a 06 (seis) meses gera perda do direito de férias e do décimo terceiro salário?

    RVS ADVOCACIA, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Quem está recebendo o auxílio-doença pelo INSS perde as férias vencidas e o 13º?

    Waldemar Ramos Junior, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    O depósito do FGTS é obrigatório quando o empregado está afastado por motivo de acidente do trabalho ou doença profissional

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Recurso Ordinário Trabalhista: RO XXXXX20165010031 RJ

    Rodnei Tatsu, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Estabilidade por Acidente de Trabalho

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    mais uma vez o direito marca presença fundamental, garantindo ao trabalhador, desde sempre o que lhe é justo. continuar lendo

    Esclarecedor y prático. continuar lendo