Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O que se comemora no dia 10 de julho? - Tiago Faggioni Bachur e Fabrício Barcelos Vieira

    há 14 anos

    Como citar este artigo: BACHUR, Tiago Faggioni. VIEIRA, Fabrício Barcelos. O que se comemora no dia 10 de julho? Disponível em http://www.lfg.com.br - 12 de julho de 2010.

    O que se comemora no dia 10 de julho?

    Todos os anos, quando chega o dia 10 de julho, amplamente é divulgada uma importante comemoração... O dia da pizza. Mas, não é só isso que é comemorado. No dia 10 de julho comemora-se, também, o Dia Mundial da Lei.

    Pode parecer brincadeira ou mera coincidência, mas o dia 10 de julho é Dia da Pizza e Dia Mundial da Lei.

    Infelizmente, algumas vezes, vê-se o desrespeito das leis em nosso país, dando a impressão para a população de que tudo acaba em pizza.

    A bem da verdade, a nossa legislação é uma das melhores do mundo. O problema é por em prática tudo o que lá está. Aliás, há excesso de leis.

    Assim, o Dia Mundial da Lei, não é tão conhecido quanto o Dia da Justiça (8 de dezembro) ou o Dia da Fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil (11 de agosto).

    Surgiu em 01/05/1958, de um presidente dos Estados Unidos da América (Dwight D. Eisenhower), a ideia de se criar uma data para lembrar a norma. Em 1965, a iniciativa foi adotada por outras nações passando a ser comemorado o Dia Mundial da Lei em 10 de julho. Dessa maneira, a referência à data é utilizada para lembrar a importância do cumprimento da Lei.

    É necessário lembrar que Lei significa toda norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para seu efeito. Pode ser utilizada em vários sentidos, a palavra LEI. Num sentido mais amplo, pode-se dizer que é toda regra jurídica, escrita ou não, atingindo a cultura e todas as normas formalmente produzidas pelo Estado. Assim, nessa ótica, a Lei é a Constituição Federal, Emenda Constitucional, Medida Provisória, Decreto, Lei Ordinária, Lei Complementar etc. Em um sentido mais restrito, é somente a regra jurídica escrita (exclui-se o costume jurídico).

    Vale destacar que a Lei está presente em praticamente tudo o que fazemos e vivenciamos. Quando saímos de casa, obedecemos as leis de trânsito e transporte; o uso do telefone obedece a normas e leis (desde o preço até a forma da prestação do serviço); ao trabalhar, obedecemos normas trabalhistas; quando vamos nos aposentar, leis previdenciárias; em nosso lar, temos leis que nos regra a convivência com os vizinhos e familiares etc. Enfim, há lei para tudo (ou quase tudo). Até para escrever um simples texto como esse, há normas e leis que dizem quando deve se acentuar, pontuar etc.

    Assim, o que se comemora não é o Dia da Lei, mas o seu cumprimento (tanto, em nível municipal, estadual ou federal). A justiça é concretizada quando as leis são cumpridas e a Constituição Federal é respeitada. Em outras palavras, quando não acaba em pizza. (fonte: www.bachurevieira.com.br)

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17762
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-comemora-no-dia-10-de-julho-tiago-faggioni-bachur-e-fabricio-barcelos-vieira/2277589

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)