Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

O que é outorga de serviços públicos? Ariane Fucci Wady

há 16 anos

A outorga é forma de descentralização da execução das atividades administrativas sendo diferente da delegação, o que podemos constatar pelas seguintes razões a seguir expostas:

O Poder Público pode realizar centralizadamente seus próprios serviços, por meio de órgãos da Administração Direta, ou prestá-los descentralizadamente, por meio das autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e consórcios públicos de direito público, sendo todas essas, pessoas jurídicas integrantes da Administração Indireta. Mais ainda, pode prestar serviços públicos através de entidades paraestatais, consideradas entes de colaboração, que se situam ao lado do Estado, sem a ele pertencer, e finalmente, por empresas privadas e particulares individualmente considerados, como as concessionárias, permissionárias e autorizatárias de serviços públicos.

Quando a Administração Pública executa seus próprios serviços, o faz como titular dos mesmos; quando os comete a outrem, pode transferir-lhes a titularidade ou simplesmente a execução.

A transferência da titularidade é outorgada por lei e só por lei pode ser retirada ou modificada; a transferência da prestação do serviço é delegada por ato administrativo ou contrato e pela mesma forma pode ser retirada ou alterada, exigindo apenas, em certos casos, autorização legislativa.

Em nosso ordenamento jurídico, a outorga de serviço público ou de utilidade pública é feita às autarquias, fundações públicas e às empresas estatais ou governamentais (empresas públicas e sociedades de economia mista) e aos consórcios públicos, quando forem pessoas jurídicas de direito público, caso em que, também integrarão a Administração Indireta. Isso porque, a lei, quando cria essas pessoas jurídicas ou quando autoriza as suas criações, já lhes transfere a titularidade dos respectivos serviços.

E, ao contrário da outorga, temos a delegação, que é utilizada para o traspasse da execução do serviço a particulares, mediante regulamentação e controle do Poder Público, sendo essencial para a legalidade da prestação do serviço por parte do particular, sob pena de se tornar clandestina.

Portanto, a outorga é a transferência da titularidade e da execução de serviços públicos a pessoas jurídicas de dentro da Administração Pública, quais seja, todas as integrantes da Administração Indireta, mesmo as de direito privado, como as empresas públicas e sociedades de economia mista.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19286
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-e-outorga-de-servicos-publicos-ariane-fucci-wady/22845

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Qual a diferença entre outorga e delegação de serviço público? - Vivian Brito

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Em que consiste o "risco de captura"? - Ariane Fucci Wady

Gerson Aragão, Defensor Público
Artigoshá 9 anos

Quais são as formas de descentralização administrativa?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

O que significa a tipicidade do ato administrativo? - Ariane Fucci Wady

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Qual o conceito e a finalidade de empresa pública e sociedade de economia mista?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente e esclarecedor! Muito obrigada. continuar lendo

me ajudou muito!

Obrigado continuar lendo

Lembrando que existe divergência doutrinária quanto a outorga à entidades da administração pública indireta de direito privado (Fundações públicas de direito privado, Sociedades de economia mista e empresas públicas).

Doutrinadores mais modernos, como Fernanda Marinela e Matheus Carvalho, vaticinam que nos casos da criação por lei das entidades da administração pública indireta de direito privado, existe o instituto da delegação e não da outorga. continuar lendo

Olá, Ariane Fucci Wady.

Muito obrigado por ter postado este assunto importante de uma forma tão sucinta e pontual. continuar lendo