Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Artigo 34, VII da CF: norma de eficácia plena, contida ou limitada?

há 16 anos

Resolução da questão de n.º 1 - Prova Tipo 2 - Direito Constitucional

As normas que, na Constituição brasileira , tratam da intervenção federal para assegurar a observância dos princípios relativos à forma republicana, sistema representativo, regime democrático e direitos da pessoa humana, são:

a) formalmente constitucionais e eficácia limitada

b) formalmente constitucionais e eficácia contida

c) formalmente constitucionais e programáticas

d) materialmente constitucionais e de eficácia plena

e) materialmente constitucionais e programática

A questão apresentada cuida da eficácia das normas constitucionais, tema bastante solicitado nas principais provas de concursos.

Para respondê-la, o candidato deveria, no primeiro momento, analisar a norma que trata da intervenção federal.

A Constituição Federal , em seu artigo 34 , VII estabelece que: "a União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais: a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático".

José Afonso da Silva, ao discorrer sobre a matéria, utiliza de célebre e muito eficaz divisão tricotômica das normas constitucionais, e, quanto à eficácia e à aplicabilidade, as divide em a) normas constitucionais de eficácia plena e aplicabilidade imediata; b) normas constitucionais de eficácia contida e aplicabilidade imediata, mas passíveis de restrição; c) normas constitucionais de eficácia limitada ou reduzida . (que compreendem as normas definidoras de principio institutivo e as definidoras de princípio programático), em geral dependentes de integração infraconstitucional para operarem a plenitude de seus efeitos.

De uma maneira simples, normas de eficácia plena e aplicabilidade imediata são aquelas que, por receberem do constituinte normatividade suficiente, produzem efeitos desde a sua publicação, podendo ser aplicadas e exigidas imediatamente. Normas de eficácia contida ou restringível são aquelas que, num primeiro momento, também são contempladas de normatividade suficiente que possibilita sua aplicação imediata, mas, que o próprio constituinte prevê a possibilidade de o legislador ordinário, valendo-se de determinados mecanismos, reduzir-lhe a eficácia. Por derradeiro, normas de eficácia limitada são as que não recebem normatividade suficiente para a sua aplicação, o que impõe a necessidade de regulamentação em nível infraconstitucional.

Partindo da análise do artigo 34 , VII da CF , ("a União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais: a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático"), é possível notar que estamos diante de norma de eficácia plena e aplicabilidade imediata , posto que o legislador constituinte não previu, expressamente, a possibilidade de restrição em nível infraconstitucional, e, tampouco, exigiu a sua regulamentação por legislação ordinária.

Assim, não resta dúvida que a assertiva correta é a letra d.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16536
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artigo-34-vii-da-cf-norma-de-eficacia-plena-contida-ou-limitada/23917

Informações relacionadas

Diferenças entre as formas de atribuição de Nacionalidade: ‘Jus Soli’ (Brasil) e ‘Jus Sanguinis’ (Portugal)

Davi Dias de Azevedo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Diferenças entre Normas de eficácia plena; Normas de eficácia contida e; Normas de eficácia limitada.

Nato e Naturalizado

Mandado de Segurança (insalubridade durante a licença à gestante da servidora pública civil da União)

Tribunal Superior Eleitoral
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Superior Eleitoral TSE - Recurso Ordinário: RO XXXXX RIO DE JANEIRO - RJ

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)