Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Qual a classificação e características do Poder Constituinte Derivado?

há 13 anos

Segundo a classificação dicotômica da doutrina, adotada pela Assembléia Constituinte, o poder constituinte pode classificado em:

1. Poder constituinte originário;

2. Poder constituinte derivado.

O poder constituinte derivado por sua vez, pode ser de três espécies:

2.1. Poder Constituinte Derivado Reformador;

2.2. Poder Constituinte Derivado Revisor;

2.3. Poder Constituinte Derivado Decorrente.

Segundo Paulo Bonavides reforma é diferente de revisão, para ele reforma é via ordinária, já revisão é a via extraordinária. Assim, o exercício do Poder Constituinte Derivado de Reforma , efetivado por Emenda Constitucional, ocorre nas alterações pontuais da Constituição Federal de acordo com os procedimentos e limitações do art. 60 da CR/88.

Por outro lado, o Poder Constituinte Derivado Revisor é uma reforma geral dos dispositivos que precisam ser modificados. No Brasil, por força do disposto no art. 3º do ADCT, já tivemos um revisão entre os anos de 1.993 e 1.994.

Art. . A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral.

Como o artigo supra, está numa parte transitória e por isso já exauriu, não há como ser novamente aplicado. Até poderíamos, teoricamente, por uma Emenda Constitucional alterar o ADCT e prever uma nova Revisão Constitucional, porém como a revisão é via extraordinária de alteração, deve haver motivos fáticos que justifiquem uma revisão constitucional e não apenas uma vontade política casuística.

E para completar as explicações sobre as três espécies de poder constituinte derivado, o decorrente é o responsável pela criação das novas Constituições dos Estados-membros. A título de curiosidade vale dizer que grande parte da doutrina entende que os Municípios não têm poder constituinte decorrente.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876171
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74014
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-classificacao-e-caracteristicas-do-poder-constituinte-derivado/2540148

Informações relacionadas

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Poder Constituinte Originário.

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Poder Constituinte Decorrente:

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Poder Constituinte Derivado Reformador.

Lucas Barbosa de Souza, Bacharel em Direito
Artigoshá 6 anos

Poder Constituinte Originário x Poder constituinte derivado

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Poder Constituinte Revisor e o Poder Constituinte Supranacional (Ou Transnacional).

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Interessante a forma como foi exposto o Poder Constituinte Derivado. Sempre tive dúvidas a respeito da existência de Poder Constituinte Decorrente nos Municípios, pois a doutrina sempre afirma a posição dos Estados-membros, mas silencia quanto a estes entes federados continuar lendo

Muito bem elaborado.
Este tem status de professor.
10. continuar lendo

Os municípios se organizam por meio da elaboração das suas LEIS ORGÂNICAS. continuar lendo

A doutrina majoritária entende que os municípios não tem Poder decorrente, por causa da sua autonomia financeira, poliitica pra fazer suas leis orgânicas, e administrativa....
Pedro Lanza. Direito Constitucional Esquematizado. 2017. P. 206. continuar lendo