Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quais são as hipóteses de nomeação à autoria? - Denise Cristina Mantovani Cera

    há 13 anos

    Instituto exclusivo do processo de conhecimento, a nomeação à autoria é uma espécie de intervenção de terceiro provocada pelo réu e que se encontra regulamentada nos artigos 62 a 69 do Código de Processo Civil.

    São hipóteses de nomeação à autoria :

    a) Nomeação à autoria feita pelo mero detentor . São as hipóteses de ações reipersecutórias propostas contra o mero detentor (caseiro, motorista, por exemplo), e devem ser dirigidas ao verdadeiro possuidor ou proprietário.

    Art. 62. Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá nomear à autoria o proprietário ou o possuidor.

    b) Nomeação à autoria feita pelo preposto . São as hipóteses de ações indenizatórias propostas contra o preposto.

    Art. 63 . Aplica-se também o disposto no artigo antecedente à ação de indenização, intentada pelo proprietário ou pelo titular de um direito sobre a coisa, toda vez que o responsável pelos prejuízos alegar que praticou o ato por ordem, ou em cumprimento de instruções de terceiro.

    O artigo 63 permite àquele contra quem o proprietário ou titular de um direito sobre a coisa propõe ação indenizatória por prejuízos sofridos, e que foi o causador dos prejuízos, nomear à autoria o terceiro, desde que alegue que praticou o ato por ordem ou em cumprimento das suas instruções.

    Discute-se, nesta hipótese, se o caso é realmente de nomeação à autoria. É que todo aquele que concorre para o dano, praticando o ato ilícito, é por ele responsável, na forma do parágrafo único do artigo 942 do Código Civil. Sendo assim, o réu originário seria também parte legítima, na medida em que é responsável solidário. Ao nomear à autoria, na verdade estaria o preposto indicando um outro co-responsável, também parte legítima, em situação que se encaixa à perfeição à hipótese de chamamento ao processo. Seria, então, um chamamento ao processo obrigatório (porquanto obrigatória é a nomeação à autoria).

    Estes são os ensinamentos do professor Fredie Didier.

    Fonte:

    Curso Intensivo I da Rede de Ensino LFG Professor Fredie Didier.

    DIDIER Jr. Fredie. Curso de Direito Processual Civil Teoria geral do processo e processo de conhecimento . Salvador: editora juspodivm, 2009, 11ª ed., p. 348/351.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876185
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3522
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-as-hipoteses-de-nomeacao-a-autoria-denise-cristina-mantovani-cera/2588127

    Informações relacionadas

    Larissa Fernandes, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Nomeação à autoria - Novo Código de Processo Civil

    Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de contestação em ação de indenização por acidente de trânsito - De acordo com o novo CPC.

    Fabiana Carvalho, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Contestação à Ação de Ressarcimento por Danos Materiais e Morais

    Contestação - TJSP - Ação Esbulho / Turbação / Ameaça - Reintegração / Manutenção de Posse

    Ábca Amaral Advocacia, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    'Fui sacar, mas o dinheiro não saiu. E agora?'

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)