Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ARTIGOS DO PROF. LFG: Tráfico. Venda de cocaína impura. Habitualidade da conduta do traficante

    há 13 anos

    LUIZ FLÁVIO GOMES*

    Áurea Maria Ferraz de Sousa**

    Para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o fato de o traficante vender a droga misturada a produto diferente de cocaína (no caso, fermento em pó) é atitude suficiente a demonstrar a habitualidade criminosa e, portanto, constatação hábil a desconfigurar a redução de pena do 4º do artigo 33 da Lei de Drogas.

    O posicionamento foi confirmado pela Sexta Turma do STJ, no julgamento do HC 174.161, relatado pelo Ministro Og Fernandes. Em verdade, o pedido da defesa objetivava a mencionada redução de pena, alegando que o paciente era primário, de bons antecedentes, e que não se dedicava às atividades criminosas nem integrava organização criminosa. A tese não foi acolhida em segunda instância.

    De acordo com o que foi relatado nos autos do writ , o acusado foi surpreendido portando dez papelotes de cocaína, tendo sido encontrado em sua residência mais trinta e oito papelotes da mesma substância, só que misturadas a fermento em pó.

    Para o TJ/RJ, a conduta desonesta do réu seria um indicativo de que se trata de um traficante contumaz, o que acarreta maior reprovação de sua conduta. Por esta razão, a diminuição da pena não poderia lhe ser aplicada, já que a maneira como praticou o mencionado crime revela que se trata de uma atividade habitual.

    De acordo com o Ministro Og Fernandes, para que pudesse avaliar com mais clareza o pedido do acusado, seria necessário adentrar no mérito da causa, já que a análise do envolvimento ou não do paciente em atividade criminosa necessitaria de incursão no conjunto de provas, o que não é possível na via estreita do habeas corpus .

    Por esta razão, no julgamento do HC 174.161, prevaleceu o posicionamento adotado pelo Tribunal carioca.

    A redação do 4º do art. 33 da Lei de Drogas assim estabelece: Nos delitos definidos no caput e no 1o deste artigo, as penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primário , de bons antecedentes , não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa . (Grifamos).

    A primariedade técnica do acusado é constatada em duas hipóteses: a primeira é quando o acusado embora tenha praticado novo crime, comete-o antes de transitar em julgado a sentença condenatória do primeiro; esta é a conclusão a que se chega da leitura do art. 63 do CP. A segunda hipótese de primariedade técnica é constatada quando, embora praticado novo crime depois de transitada em julgado a sentença condenatória do primeiro, a segunda prática se deu depois de 5 anos do cumprimento ou extinção da pena anterior (art. 64, I, CP).

    Quanto aos bons antecedentes, vale lembrar, que no âmbito do STJ, prevalece o entendimento de que, por força da garantia constitucional da não-culpabilidade, entende-se como maus antecedentes criminais a condenação transitada em julgado, excluídas aquelas que configuram reincidência - HC 49253 / DF.

    No presente julgado, foi possível constatar que a indicação do que se considera dedicação às atividades criminosas depende da análise do conjunto fático-probatório.

    Por fim, o envolvimento em organização criminosa, é um dos requisitos exigidos pela Lei de Drogas que talvez cause maior dificuldade de constatação na prática, já que o ordenamento jurídico não traz conceito do que vem a ser organização criminosa. A este respeito, recentemente, nos manifestamos no artigo: Organização criminosa e Tratado de Palermo: violação da legalidade

    A negativa do favor legal, a rigor, reside na habitualidade criminosa. Mas isso não está na lei. Essa fundamentação jurídica para denegar benefício legal é muito duvidosa. A desonestidade tampouco serve de fundamento jurídico para rechaçar a diminuição da pena. Quando o sujeito trafica droga pura nenhum juiz leva em conta sua honestidade para lhe favorecer. O julgado sob comentário tem tudo para ser tido como fora da legalidade, com a devida vênia.

    *LFG Jurista e cientista criminal. Doutor em Direito penal pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Direito penal pela USP. Presidente da Rede LFG. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Acompanhe meu Blog. Siga-me no Twitter. Encontre-me no Facebook.

    **Áurea Maria Ferraz de Sousa Advogada pós graduada em Direito constitucional e em Direito penal e processual penal. Pesquisadora.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876171
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações798
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artigos-do-prof-lfg-trafico-venda-de-cocaina-impura-habitualidade-da-conduta-do-traficante/2589021

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)