Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mula de tráfico integra organização criminosa? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

    há 13 anos

    Para o STJ, aquele que transporta grande quantidade de entorpecente ao exterior, mediante remuneração e com despesas pagas, integra organização criminosa. O entendimento foi fixado no HC 189.979, relatado pelo Ministro Og. Fernandes.

    No mencionado writ, constatou-se que o réu foi surpreendido tentando embarcar para a Holanda com aproximadamente 960 gramas de cocaína distribuídos em 83 cápsulas que foram por ele ingeridas (prática a que se denomina de mula de tráfico). Informou-se que sua viagem teria sido patrocinada pela organização criminosa envolvida no tráfico, razão pela qual a Sexta Turma do STJ concluiu ser impossível aplicar-lhe a causa de diminuição prevista na Lei de Drogas que exige a primariedade do agente bem como que ele não integre organização criminosa (art. 33, 4º, da Lei 11.343/06: 4º Nos delitos definidos no caput e no 1º deste artigo, as penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa ).

    Segue ementa para conhecimento:

    HABEAS CORPUS . TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS. ELEVADA QUANTIDADE DE COCAÍNA. NAO APLICAÇAO DA

    CAUSA DE DIMINUIÇAO PREVISTA NO ART. 33, , DA LEI Nº 11.343/06.

    1. Diz o art. 33, , da Lei nº 11.343/06, que a pena pode ser reduzida de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços), desde que o paciente seja primário, portador de bons antecedentes, não integre organização criminosa nem se dedique a tais atividades.

    2. A sentença afastou a incidência da benesse pretendida sob o fundamento de que as circunstâncias que ladearam a prática delitiva evidenciaram o envolvimento do paciente em organização criminosa .

    3. A elevada quantidade de droga apreendida, a saber, quase um quilo de cocaína, distribuída em 83 cápsulas, ingeridas pelo paciente, o qual estava prestes a embarcar para a Holanda, é circunstância que impede o reconhecimento da modalidade privilegiada do crime .

    4. De se ver, que a mens legis da causa de diminuição de pena seria alcançar aqueles pequenos traficantes, circunstância diversa da vivenciada nos autos, dada a apreensão de expressiva quantidade de entorpecente, com alto poder destrutivo.

    5. Ordem denegada.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876170
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações817
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mula-de-trafico-integra-organizacao-criminosa-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2592341

    Informações relacionadas

    Karl Marx De Souza Alves, Estudante de Direito
    Artigosano passado

    A história e evolução da Lei de Drogas (Lei 11.343 de 2006)

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 12 anos

    A pessoa jurídica comete crime ambiental?

    Marcell Goulart, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    crimes contra o ordem tributária - Lei 8137/90

    Jordão Português Advogados, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    A responsabilidade penal das pessoas jurídicas nos crimes ambientais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)