Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Supremo edita a Súmula Vinculante n.10

há 16 anos

SUPREMO APROVA 10ª SÚMULA VINCULANTE

O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de aprovar a décima súmula vinculante da Corte, que versa sobre o princípio constitucional da reserva de plenário, disposto no artigo 97 da Carta da Republica . A reserva de plenário determina que, somente pelo voto da maioria absoluta de seus integrantes, os tribunais podem declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público.

Confira o enunciado da Súmula Vinculante nº 10 :

Viola a cláusula de reserva de plenário (CF , art. 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta a sua incidência no todo ou em parte.

NOTAS DA REDAÇÃO

A décima Súmula Vinculante homenageia o princípio constitucional que está disposto no artigo 97 da CR/88 : a reserva de plenário. Vejamos o dispositivo:

Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

Assim, ficou estipulado na Súmula que, por mais que não seja declarada a inconstitucionalidade de maneira expressa, não pode um órgão fracionário dos tribunais afastar a incidência, no todo ou em parte, de lei ou ato normativo. Tal decisão apenas será possível pela maioria absoluta dos membros, ou dos membros do órgão especial. Segue o enunciado da Súmula Vinculante nº 10:

Viola a cláusula de reserva de plenário (CF , art. 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta a sua incidência no todo ou em parte.

Note-se que a súmula fala em declaração de inconstitucionalidade em tribunais . Assim, não inclui a declaração de constitucionalidade, e não afeta a decisão proferida por juízes monocráticos.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876187
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações23252
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-edita-a-sumula-vinculante-n10/26442

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

O que se entende por cláusula de reserva do plenário? - Claudio Campos

Érico Olivieri, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Direito e Processo do Trabalho - Recurso Ordinário em Mandado de Segurança

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Breve resumo de controle de constitucionalidade - abstrato e difuso

JurisWay
Notíciashá 14 anos

Saiba mais sobre o papel do Subsíndico no Condomínio.

Laís Melo, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

Incidente de arguição de inconstitucionalidade em tribunal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)