Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suprema Corte norte-americana derruba pena de morte no crime de estupro: aplicação do princípio da proporcionalidade

    há 16 anos

    A NOTÍCIA (fonte: http://portal.rpc.com.br )

    SUPREMA CORTE DOS EUA DERRUBA PENA DE MORTE POR ESTUPRO DE CRIANÇA

    A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou nesta quarta-feira uma lei estadual que permitia a execução de um réu condenado pelo estupro de uma criança.

    Por cinco votos a favor e quatro contra, a máxima instância judicial dos EUA considerou que a lei viola a proibição existente na constituição americana a punições cruéis e incomuns.

    "A pena de morte não é uma punição proporcional ao estupro de uma criança", escreveu o ministro Anthony Kennedy ao emitir seu parecer. Ele e seus quatro colegas liberais votaram contra a pena de morte. Os quatro magistrados mais conservadores da Suprema Corte discordaram.

    Ao longo dos últimos 44 anos, nenhum réu no corredor da morte dos EUA foi executado por crime que não tenha resultado na morte da vítima.

    NOTAS DA REDAÇÃO

    No transcorrer desse ano a Suprema Corte norte-americana posicionou-se, algumas vezes, sobre a inconstitucionalidade da pena de morte em determinadas situações, como por exemplo, na execução realizada por meio "cadeira elétrica", em razão do grande sofrimento imposto ao executado.

    Agora, a sua imposição nas hipóteses de estupro.

    Analisemos o caso concreto.

    O Estado de Louisiana (Colorado) autoriza a pena de morte para o crime de estupro praticado contra criança. A lei estadual permite a pena capital quando o crime envolve criança menor de 12 anos de idade.

    Para o legislador estadual, trata-se de hipótese que se fundamenta na necessidade de se conferir maior proteção à criança.

    Em consonância com a Suprema Corte, uma lacuna se firmou na legislação de Louisiana. A jurisprudência americana é pacífica quanto à impossibilidade de se aplicar a pena de morte ao estupro praticado contra mulher adulta, mas, diverge em relação à hipótese em que a vitima é criança, em razão da omissão existente na Oitava Emenda, que regulamenta o tema.

    A decisão: em votação apertada firmou-se o entendimento de que, mesmo quando a vítima é criança, a pena capital se mostra desproporcional, e, consequentemente, inconstitucional.

    O principal fundamento apontado pelo órgão máximo da Justiça americana foi o princípio da proporcionalidade.

    Vejamos.

    O princípio da proporcionalidade ou razoabilidade ou vedação do excesso impõe, na esfera criminal, que a sanção somente se justifica se adequada e necessária.

    Nessa linha de raciocínio, a pena imposta deve ser adequada ao fim que se propõe, ou seja, deve ter aptidão para alcançar o resultado almejado (prevenção geral e especial). Deve, também, ser necessária, isto é, ser a ultima ratio (a última opção). Sob esse prisma, revela-se como faceta do princípio da intervenção mínima, em obediência ao caráter subsidiário do Direito Penal.

    Exige-se, igualmente, que a reprimenda atenda à proporcionalidade em sentido estrito, o que se revela no equilíbrio entre a pena imposta e a gravidade do delito praticado. É sob esse enfoque que se deu a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos.

    Ao individualizar a pena, na aplicação ao caso concreto, o magistrado sentenciante deve se ater a outros cinco subprincípios. São eles: a) necessidade da pena (o juiz somente pode aplicar a pena se esta se mostrar realmente necessária); b) individualização da pena; c) personalidade da pena (individualização subjetiva); d) proporcionalidade em sentido estrito (quantificação da pena, com equilíbrio entre a sanção e o crime praticado); e) suficiência da pena alternativa.

    No caso em comento, entendeu a Suprema Corte norte-americana que impor a pena de morte ao crime de estupro não pode ser considerado proporcional. Em votação apertada, firmou-se o entendimento de que, em comparação com a gravidade do crime praticado, dada sanção se revela desproporcional.

    No entanto, uma ressalva foi feita: se, em razão da conduta criminosa (estupro), a vítima for a óbito, pode ser aplicada e executada a pena capital.

    Veja a decisão na íntegra. Clique aqui

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3795
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suprema-corte-norte-americana-derruba-pena-de-morte-no-crime-de-estupro-aplicacao-do-principio-da-proporcionalidade/40053

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal Militar
    Notíciashá 8 anos

    Superior Tribunal Militar aplica princípio da proporcionalidade e reduz pena em caso de violência contra militar

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciaano passado

    Supremo Tribunal Federal STF - AG.REG. NO HABEAS CORPUS: HC XXXXX SC

    Nicolas Almeida, Estudante de Direito
    Notíciashá 8 anos

    Como as leis arcaicas do Estados Unidos punem as vítimas de estupro

    Marcus Sobrinho, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Penas proibidas no Brasil

    Governo do Estado do Rio de Janeiro
    Notíciashá 15 anos

    Nutricionista dá dicas para a conservação de alimentos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)