Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    É possível o deferimento de recuperação judicial de empresário sob o regime de concordata suspensiva? - Katy Brianezi

    há 16 anos

    Segundo Fábio Ulhoa Coelho, a recuperação judicial é um instituto criado pela Lei 11.101/05, que busca viabilizar a reestruturação da empresa em crise, pois nem sempre as soluções existentes no próprio mercado mostram-se suficientes para auxiliá-la na superação deste momento.

    Analisando a referida lei, verificamos que nos termos do artigo 192, parágrafo segundo, é possível sim requerer recuperação judicial pelo concordatário (exceto para microempresa ou empresa de pequeno porte). Note que para que o concordatário (concordata suspensiva ou preventiva) possa requerer a recuperação judicial, é necessário que ele não haja descumprido qualquer das obrigações relativas à concordata.

    Cumpre ainda esclarecer que se o concordatário tiver feito pagamento de parte do devido, a recuperação só dirá respeito ao saldo devedor em aberto, ou seja, a lei não autoriza que o concordatário preveja, como plano de recuperação judicial, qualquer devolução de valor pago aos seus credores na concordata.

    Portanto, é sim possível o deferimento de recuperação judicial de empresário sob o regime de concordara (suspensiva ou preventiva), nos termos do disposto no artigo 192, parágrafo segundo, da Lei 11.101/05.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações885
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-o-deferimento-de-recuperacao-judicial-de-empresario-sob-o-regime-de-concordata-suspensiva-katy-brianezi/47025

    Informações relacionadas

    Leonardo Lima, Estudante de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Queixa-crime subsidiária ou supletiva (lesão corporal de natureza gravíssima)

    Artigoshá 10 anos

    Concordata Judicial e suas modalidades

    Notíciashá 14 anos

    STJ admite concordata suspensiva de empresa com viabilidade de recuperação

    Rafael Salamoni Gomes, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] - Queixa crime

    Renata Sampaio Santana, Estudante de Direito
    Modeloshá 3 anos

    Queixa Crime subsidiária da pública

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)