Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

O que se entende por revisão pro societate? O ordenamento jurídico brasileiro reconhece o instituto? ? Camilla Furegato

há 15 anos

A revisão criminal pro societate tem cabimento quando ocorrem errores in iudicando ou in procedendo em decisão de mérito absolutória transitada formalmente em julgado.

Objetiva a desconstituição da sentença favorável ao acusado, proferida em desacordo com a lei e/ou com a verdade material dos fatos, em prejuízo da sociedade e da própria Justiça.

No Brasil, sempre se admitiu apenas a revisão pro reo das sentenças condenatórias transitadas em julgado. Esta proibição esteve presente nas Constituições de 1891 (art. 81), de 1934 (art. 76, § 3º) e de 1946 (art. 101, IV), que conferiam competência ao Supremo Tribunal Federal para rever, em benefício do condenado, as suas decisões criminais em processos findos. Portanto, somente se admitia revisão em benefício do condenado.

A Constituição da República proíbe essa espécie de revisão no art. , § 2º , c.c. o art. 8.4 do Pacto de San José da Costa Rica.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876142
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11452
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-revisao-pro-societate-o-ordenamento-juridico-brasileiro-reconhece-o-instituto-camilla-furegato/542703

Informações relacionadas

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Artigoshá 2 anos

Todos os princípios do processo penal

Artigoshá 8 anos

Inadmissibilidade da prova ilícita no processo penal brasileiro

Luciano Knoepke, Advogado
Artigoshá 6 anos

Princípio da motivação das decisões judiciais

Thaíla Sudário Cruvinel, Advogado
Artigoshá 2 anos

Da impossibilidade de revisão criminal pro societate no direito processual penal brasileiro

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Agravo em Execução Penal

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tá. E se for decretado o trânsito em julgado da extinção da punibilidade do acusado de homicídio, em prol da morte do agente (CP, 107,I), com apresentação em juízo de certidão falsa e inidônea (CPP, 62)? O TJ/SP, reza que “A decisão que decreta a extinção da punibilidade transitada em julgado e, ainda que se demonstre a falsidade da prova do óbito, não pode ser por ela revista porque não existe em nosso direito revisão pro societate”.
Como procede-se-á?
Há quem julgue o mérito? continuar lendo

No caso em tela, resta ao Estado o instituto do ius puniendi contra os autores da falsificação, ou seja, até o momento do trânsito em julgado, todos os fatos e documentos alí expostos na tramitação processual eram "verdades absolutas", pois julga-se que preenchia todos os requisitos fáticos-formais no ambito jurídico. Em tempo: um acusado de um homicídio, "falece" no meio do decurso processual, sendo sentenciada a extinção de punibilidade com seu trânsito em julgado, depois "ressucita", pois aquela certidão de óbito apresentada a tramitação da ação penal, naquele momento, por ser em papel timbrado, com selos judiciais e outros itens fáticos que garantem sua validade jurídica, ter sido aceita como "verdade irrefutável", não sofrerá nenhuma sanção pelo homicídio praticado, sendo somente penalizado (ele e os agentes que emitiram certidão falsa) pelo crime descrito no art. 299 do CP, ao meu ver. Espero que tenha ajudado. continuar lendo

Em tempo: "ressuscita" continuar lendo