Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Opinião consultiva (OC) 17/02 da Corte Interamericana de Direitos Humanos: proteção integral aos direitos da criança

    há 16 anos

    Veja os detalhes da Opinião Consultiva (OC) 17/02, em que a Corte Interamericana de Direitos Humanos defende a aplicação da doutrina da proteção integral, em defesa dos direitos da criança.

    Trata-se de Opinião Consultiva (OC) apresentada pela própria Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em que o órgão solicitou à Corte sua interpretação dos artigos 8 e 25 do Pacto de San José da Costa Rica, com o propósito de determinar se as medidas especiais previstas no artigo 19 daquele diploma constituem limite ao arbítrio e à discricionariedade do Estado em relação à criança.

    De acordo com o dispositivo supracitado, "toda criança tem direito às medidas de proteção que a sua condição de menor requer por parte da sua família, da sociedade e do Estado".

    A Comissão firmou seu entendimento no sentido de que existem certas interpretações, utilizadas por vários países americanos, que tendem a suprimir ou limitar as garantias previstas.

    Posição da Corte: salientou-se que na última década se configurou um novo cenário no Direito da Criança, baseado, essencialmente, na doutrina da proteção integral do menor, cujo fundamento principal é o reconhecimento da criança como sujeito de direito.

    Partindo dessa premissa, Cançado Trindade votou no sentido de que a proteção dos direitos da criança deve ser compreendida como uma obrigação de caráter erga omnes, imposta tanto aos Estados como aos particulares.

    Do que se vê, a Corte Interamericana de Direitos Humanos prima pela preservação dos direitos substantivos e processais da criança em todas e quaisquer circunstâncias.

    ...Mais detalhes

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1415
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/opiniao-consultiva-oc-17-02-da-corte-interamericana-de-direitos-humanos-protecao-integral-aos-direitos-da-crianca/70252

    Informações relacionadas

    Denis Caramigo Ventura, Advogado
    Artigosano passado

    Existe o crime de estupro e estupro de vulnerável sem a lascívia do autor?

    Pedro Henrique Ferencz, Estudante
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Carta Testemunhável

    Andressa de Assis, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Definição de ato administrativo vinculado e discricionário

    Agência Brasil
    Notíciashá 10 anos

    Justiça do Rio concede liminar contra Ampla e Light em ação do Procon

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    A audiência de custódia disciplinada por meio de ato do Tribunal de Justiça é inconstitucional?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)