Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Qual é a diferença entre sociedade personificada e sociedade não personificada? - Andrea Russar

há 16 anos

As sociedades personificadas - arts. 997 a 1.101 do CC/2002 - possuem personalidade jurídica, que é adquirida com o registro, nos termos do art. 985 e do art. 1.150, ambos do CC/2002.

As sociedades não personificadas - arts. 986 a 996 do CC/2002 -, por sua vez, não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro. São espécies de sociedades não personificadas a sociedade em conta de participação e a sociedade comum, também chamada de irregular ou de fato.

A sociedade em conta de participação não tem registro por conta de interesse dos próprios sócios, que costumam firmar apenas um contrato de uso interno. Nesse tipo de sociedade, reconhece-se a existência de duas espécies de sócios: o ostensivo e o participante (oculto). Os negócios são realizados apenas em nome do primeiro, que atua empresário individual ou sociedade empresária, e, sobre o qual recai a responsabilidade ilimitada pelas obrigações assumidas. O sócio oculto ou participante não aparece perante terceiros, respondendo, apenas, perante o sócio ostensivo, conforme previsto em contrato.

Há de se notar que, ainda que o ato constitutivo da sociedade em conta de participação seja levado a registro, no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, a sociedade não deixará de ser considerada secreta para as atividades comerciais, e, via de conseqüência, não deixará de ser classificada como sociedade não personificada..

A sociedade comum (irregular ou de fato), por sua vez, é despersonificada por não possuir contrato social ou por este não ter sido registrado na Junta Comercial ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Trata-se, assim, de desídia dos sócios, e, não, de vedação legal, como na sociedade em conta de participação. Nesse tipo de sociedade, os sócios respondem de modo solidário e ilimitado pelas dívidas sociais.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876193
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações177637
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-e-a-diferenca-entre-sociedade-personificada-e-sociedade-nao-personificada-andrea-russar/76186

Informações relacionadas

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Artigoshá 5 anos

Breve resumo sobre as sociedades não personificadas: Sociedade em comum e sociedade em conta de participação

Ewerthon Torres, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

Sociedades Personificadas e Sociedades Não Personificadas

Diego Zanetti Aragão, Advogado
Artigoshá 5 anos

A Personalidade Jurídica

Lucas Marinho, Advogado
Artigoshá 6 anos

Sociedade em comum

Joel Cho, Estudante de Direito
Artigoshá 9 anos

Direito Empresarial: Sociedade em nome coletivo, comandita simples e sociedade cooperativa

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gosto muito de fazer pesquisa nesse Site. É confiável e bem explicado de forma simples e de direta. Encontra-se praticamente tudo que se procura. Quanto aos temas abordados, estão todos bem localizados. Eu curto muito tudo isso. Parabéns para toda equipe responsável pelas informações. continuar lendo

ótimo site ! Entendi tudo quando li, bem diferente de quando minha professora da facul estava explicando. continuar lendo

Ter o conhecimento quanto as sociedades e primordial para quem elabora informações contratuais com empresas e comércios. continuar lendo

excelente site, sempre busco informações aqui! continuar lendo