jusbrasil.com.br
25 de Setembro de 2016

Qual a diferença entre mútuo e comodato? - Julia Meyer

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
há 8 anos

O mútuo se revela como empréstimo de consumo, ao passo que o comodato se consubstancia no empréstimo de uso. Outra diferença entre os institutos está no objeto: o mútuo alcança apenas bens fungíveis, e, o comodato bens infungíveis.

O mutuário desobriga-se restituindo coisa da mesma espécie, qualidade e quantidade, mas, o comodatário só se libera da obrigação restituindo a própria coisa emprestada. Além disso, o mútuo acarreta a transferência do domínio (o que não ocorre no comodato) e permite a alienação da coisa emprestada, ao passo que o comodatário é proibido de transferir o bem a terceiro.

Fonte: SAVI

Disponível em: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/94525/qual-a-diferenca-entre-mutuo-e-comodato-julia-meyer

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Apreciável explicação! creio que para um entendimento ainda mais preciso é necessário atentar sempre para as características individuais de cada um... O interessante é que estão muito presentes no nosso cotidiano através de atitudes naturais, como emprestar objetos insubstituíveis ou não. continuar lendo

Bem simples e objetiva a explicação.

Como estudante precisamos, ao primeiro contato com a disciplina, do que chamamos de B a BA e depois alongando os passos para conhecimentos mais elevados.

Abraços continuar lendo