Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Polícia Militar/DF não poderá exigir diploma de nível superior para concurso.

    há 15 anos

    O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) julgou inconstitucional a exigência de nível superior para o cargo de soldado da Polícia Militar do DF (PMDF), prevista no edital de abertura do concurso público. Na tarde da última quinta-feira (19/3), os conselheiros do Tribunal foram unânimes ao concluírem que apenas uma lei federal poderia alterar os pré-requisitos para o cargo de soldado. É que a lei 11.134/2005 prevê o ingresso de candidatos que possuam nível intermediário e superior.

    Por isso, o TCDF determinou a reabertura da inscrições, dando oportunidades também àqueles que possuem nível médio completo. Caso a recomendação não seja acatada e a seleção não se adeque à lei federal, o Tribunal afirmou que não reconhecerá a legalidade do concurso.

    A assessoria de comunicação da PMDF disse ao CorreioWeb que ainda não recebeu nenhum tipo de notificação por parte do Tribunal e deve aguardar um contato oficial para, somente então, se pronunciar sobre o caso. Há informações também de que o governador José Roberto Arruda, que criou o decreto exigindo graduação para o cargo, entre com recurso contra a decisão.

    O concurso foi suspenso liminarmente pelo TCDF em meados de fevereiro por causa da mudança do pré-requisito da escolaridade e aguardava apenas o julgamento do caso. De acordo com o edital de abertura do processo seletivo, para assumir o cargo de soldado é necessário ter nível superior, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. No total, são vagas para 750 novos soldados.

    A seleção está sob a responsabilidade do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). O processo seletivo deverá contar com seis etapas: exame de habilidades e conhecimentos, teste de aptidão física, exames médicos, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social e avaliação de títulos.

    Fonte: correioweb

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876171
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4541
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policia-militar-df-nao-podera-exigir-diploma-de-nivel-superior-para-concurso/954747

    Informações relacionadas

    PMDF confirma exigência de nível superior em concurso para soldado

    João Martins
    Artigoshá 9 anos

    Uma análise da competência dos juizados especiais fazendários

    Nicholas Marins, Advogado
    Artigoshá 3 meses

    É possível tomar posse em concurso sem diploma

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)