Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quais são os requisitos para a renovação compulsória do contrato de locação não-residencial? - Andrea Russar Rachel

    há 15 anos

    Conforme leciona o professor Ricardo Negrão, a Lei 8.245/91 estabelece que o locatário tem direito à renovação compulsória, uma vez cumpridos os requisitos legais, que são os seguintes:

    1) Subjetivo: o locatário deve ser empresário, sociedade empresária ou sociedade simples. Na ocorrência do evento morte, estende-se a proteção ao sucessor ou ao sócio sobrevivente. Se ocorrer sublocação total, cessão, arrendamento ou usufruto do estabelecimento empresarial, por ato "inter vivos", assiste o mesmo direito ao sublocatário, cessionário, arrendatário, usufrutuário, desde que consentida pelo locador. Na hipótese de o contrato autorizar que o locatário utilize o imóvel para as atividades de sociedade de que faça parte, o direito de locação poderá ser exercido por ambos, locatário e sociedade, indistintamente.

    2) Formal: o contrato deve ser escrito e com prazo determinado e estabelecer um período mínimo de cinco anos, admitindo-se a soma dos intervalos, em contratos sucessivamente renovados, e o uso da contagem pelo sucessor - sublocatário total. A jurisprudência admite que, na soma dos prazos, se incluam períodos de locação verbal, desde que breves.

    3) Funcional: o locatário deve explorar o mesmo ramo de atividade econômica pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos, à data da propositura da ação renovatória.

    4) Processual: decai do direito de promover a ação renovatória o contratante que não o fizer no intervalo entre um ano e seis meses anteriores ao término do contrato a renovar. A demora na citação não acarreta a decadência, salvo se imputável ao próprio autor do pedido.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876185
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19783
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-os-requisitos-para-a-renovacao-compulsoria-do-contrato-de-locacao-nao-residencial-andrea-russar-rachel/963859

    Informações relacionadas

    Bernardo César Coura, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Das condições para propositura da ação renovatória de contrato de locação

    Tálisson  Lima Monteiro, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Contrato de aluguel comercial: o que você precisa saber antes de alugar seu imóvel

    Bernardo César Coura, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Sou locador e não quero renovar a locação. Tenho esse direito?

    André Araújo Advogados, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Possibilidade de renovação compulsória de contrato de locação de imóvel comercial

    Helder Leonardo de Souza Goes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    É Possível ser Empresário nos casos de Pessoa Incapaz?

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    quantas renovações compulsórias podem ocorrer? continuar lendo