Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caso Prisão Urso Branco: as primeiras medidas provisionais contra o Brasil

    há 16 anos

    O caso da Prisão Urso Branco pode ser considerado um março na história do Brasil diante do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, posto que traz em seu bojo, as primeiras medidas provisionais (de urgência) adotadas contra o Estado brasileiro.

    Em junho de 2002, a Comissão Interamericana (CIDH) apresentou à Corte uma solicitação de medidas provisórias em relação à República Federativa do Brasil, a respeito dos internos da Casa de Detenção José Mario Alves, também conhecida como "Prisão Urso Branco", localizada em Porto Velho, Estado de Rondônia.

    O caso retratava, de forma efetiva, a realidade do sistema penitenciário brasileiro e tinha como foco principal as mortes brutais de 37 detentos, por outros detentos, no período de janeiro a junho de 2002.

    O principal objetivo das aludidas medidas era o de evitar mais mortes, e, para tanto, a Corte Interamericana determinou ao Estado brasileiro a adoção de medidas para a proteção da vida e integridade física de todos os internos da prisão, dentre as quais, o confisco de armas em poder dos presos.

    Por fim, determinou que a República Federativa do Brasil ajustasse as condições de suas prisões às normas internacionais de proteção dos direitos humanos.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876171
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3162
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caso-prisao-urso-branco-as-primeiras-medidas-provisionais-contra-o-brasil/102405

    Informações relacionadas

    Caso Garibaldi

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 13 anos

    Qual a diferença entre medidas despenalizadoras e medidas descriminalizadoras?

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 13 anos

    Presídio de Araraquara: soldaram as portas e abandonaram os presos

    Notíciashá 18 anos

    Responsável por violações

    Ana Carla Pereira da Silva, Estudante de Direito
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de petição a corte interamericana de direitos humanos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)