Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Que se entende por controle autárquico?

há 16 anos

Inicialmente, cumpre informar que as autarquias são serviços públicos descentralizados, personalizados e autônomos. Compõem a Administração indireta junto a outras entidades, também autônomas. Logo, não estão na estrutura orgânica do Executivo. Ou seja, não estão hierarquizadas e submetidas a qualquer chefia.

Exatamente por isso, não estão sujeitas a um controle hierárquico. O controle desempenhado é finalístico, ligado, mormente, à legalidade e, por vezes, ao mérito dos atos. O intento é conformá-las com suas finalidades institucionais, as quais devem coadunar com suas normas regulamentares, bem como com a linha seguida pela Administração.

Assim, de acordo com a orientação de Hely Lopes Meirelles, o controle autárquico é o exercício, pelo Estado, da vigilância, orientação e correção dos atos e da conduta dos dirigentes de autarquias (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo brasileiro. 33ª ed. São Paulo: Malheiros. 2007. p.351).

Contudo, não se trata de controle ilimitado, pleno: é restrito aos atos da administração superior e limitado aos termos da lei que o estabelece, para que a autonomia administrativa das autarquias não seja usurpada. Entretanto, o doutrinador alerta que os excessos dessas entidades levaram o Estado a criar um rígido controle financeiro (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo brasileiro. 33ª ed. São Paulo: Malheiros. 2007. p.351).

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876172
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4371
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/que-se-entende-por-controle-autarquico/103018

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Qual a diferença entre o controle hierárquico e o controle finalístico realizado pela Administração Pública? - Ariane Fucci Wady

Adriano Gnoatto, Advogado
Artigoshá 5 anos

Controle da Administração Pública

Gerson Aragão, Defensor Público
Artigoshá 9 anos

Quais são as formas de descentralização administrativa?

Talyta Alencar, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Desconcentração, Descentralização e Teoria do Órgão na Administração Pública

Davi Dias de Azevedo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Classificação dos órgãos públicos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A autonomia administrativa e financeira das autarquias não afasta o controle estatal no que tange à legalidade das condutas de seus dirigentes, em especial no que tange à fiscalização se suas condutas administrativas se adequam à finalidade prevista na lei que a criou. Esse comportamento fiscalizatório é decorrente do princípio da autotutela.
Destaca-se por um prisma que a autonomia da autarquia não é absoluta. De outro, que a fiscalização e controle não pode apreciar a oportunidade e conveniência das decisões - do mérito administrativo; visa apreciar tão somente a fiscalização da observância das finalidades institucionais. continuar lendo