Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Qual a diferença entre outorga e delegação de serviço público? - Vivian Brito

há 15 anos

A transferência da execução do serviço público pode ser feita por OUTORGA ou por DELEGAÇÃO. Entretanto, há diferenças relevantes entre os institutos. A outorga só pode ser realizada por lei, enquanto a delegação pode ser por lei, por contrato ou por ato administrativo.

Outorga significa, portanto, a transferência da própria titularidade do serviço da pessoa política para a pessoa administrativa, que o desenvolve em seu próprio nome e não no de quem transferiu. É sempre feita por lei e somente por outra lei pode ser mudada ou retirada. Já na delegação, o Estado transfere unicamente a execução do serviço, para que o ente delegado o preste ao público em seu próprio nome e por sua conta e risco, sob fiscalização do Estado, contudo.

A delegação é normalmente efetivada por prazo determinado. Há delegação, por exemplo, nos contratos de concessão ou nos atos de permissão, em que o Estado transfere aos concessionários e aos permissionários apenas a execução temporária de determinado serviço. Como também há delegação por atos, que é a chamada autorização, ato administrativo precário, discricionário e unilateral da administração pública.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876172
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101570
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-diferenca-entre-outorga-e-delegacao-de-servico-publico-vivian-brito/1036269

Informações relacionadas

Mariana Hemprich, Advogado
Artigoshá 9 anos

Outorga e Delegação de Serviços Públicos

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Diferença entre: autorização, permissão e concessão

Gerson Aragão, Defensor Público
Artigoshá 9 anos

Quais são as formas de descentralização administrativa?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Qual a diferença entre outorga e delegação de serviço público?

Beatriz Sales, Advogado
Artigoshá 3 anos

O que é Administração direta e indireta

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Achei o texto ambíguo em certas partes. Poderia estar mais claro, por exemplo, na seguinte questão:

Outorga significa, portanto, a transferência da própria titularidade do serviço da pessoa política para a pessoa administrativa, que o desenvolve em seu próprio nome e não no de quem transferiu... Já na delegação, o Estado transfere unicamente a execução do serviço, para que o ente delegado o preste ao público em seu próprio nome e por sua conta e risco, sob fiscalização do Estado, contudo.

Difícil a compreensão, afinal quem presta o serviço no nome de quem? Poderia reformular a frase para que não ocorra ambiguidades que dificultam o entendimento. continuar lendo

Uma das grandes diferenças é que a outorgada é necessário de uma nova lei que revogue a anterior para extinguir a execução do serviço.
Já na delegação tem uma flexibilidade que a qualquer momento a administração pública pode extinguir a execução do serviço.
Todos prestam serviços para a coletividade, porém responsabilizam-se pelos seus serviços, pois elas tem capacidade jurídica própria e não existe hierarquia, isto quer dizer que quem à outorgou ou delegou não irá responder juridicamente pelos danos causados por elas.
Exemplificando: Os correios se enquadram na administração pública indireta por outorga CF art 21, X. Decreto-Lei nº 509/69³, instituiu a ECT, na forma de empresa pública, que executa e controla os serviços postais em todo o território nacional em regime de monopólio.
No caso de delegação um exemplo seria as Operadoras de telefonias como a Oi, Vivo, Claro e Tim.
Apesar de ser um dever da União Prestar a coletividade foi delegado a essas empresas para fornecer estes serviços. continuar lendo

Ótima explicação. Me ajudou muito. continuar lendo

Muito bom comentário , serve pra meu resumo didático pra concurso. continuar lendo

Concordo com o comentarista abaixo. continuar lendo