Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

O crime de aborto qualificado admite tentativa? - Luciano Schiappacassa

há 16 anos

A questão pode ser analisada da seguinte forma: O agente quer realizar o crime de aborto. Porém, pelos meios empregados causa a morte da gestante ou causa lesões graves, mas não consegue causar a morte do feto. Qual a solução penal?

A doutrina diverge acerca do tema, existindo duas nítidas correntes.

A primeira delas entende que o sujeito deve responder por aborto qualificado consumado, pouco importando que o abortamento não se tenha efetivado, aliás, como acontece no latrocínio, o qual se reputa consumado com a morte da vítima, independentemente de o roubo consumar-se. Nesse sentido, Fernando Capez.

Uma segunda corrente defende que haveria o crime de tentativa de aborto qualificado pelo evento morte ou tentativa de aborto qualificado pela ocorrência de lesões corporais graves, conforme o caso. Nesse sentido Luiz Flávio Gomes, Frederico Marques, Mirabete, Pieralgeli e Nelson Hungria. Artigo correlato:

Art. 127: As penas cominadas nos dois artigos anteriores são aumentadas de um terço, se, em conseqüência do aborto ou dos meios empregados para provocá-lo, a gestante sofre lesão corporal de natureza grave; e são duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevém a morte.

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876172
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações17521
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-crime-de-aborto-qualificado-admite-tentativa-luciano-schiappacassa/108962

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

É possível falar em homicídio qualificado privilegiado?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Qual a natureza jurídica dos ofendículos? - Matheus Araújo Laiola

Rafael Couto, Advogado
Artigoshá 8 anos

Dos Crimes contra a Honra

Artigoshá 9 anos

Do Aborto - Artigo 124 a 128 do Código Penal

Milena Castro, Advogado
Artigoshá 5 anos

Crime de lesão corporal e suas modalidades

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)